CRCPR propõe melhorias de segurança no Sistema Fácil para proteger o contabilista

Com o propósito de resguardar o contabilista do uso indevido de seu nome e registro profissional por pessoas que procuram o Sistema Fácil para a abertura de empresas, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) sugeriu ao Sebrae-PR que condicione o processo à apresentação de uma declaração específica, que deverá ser acessada e impressa pelo próprio contabilista, a partir do site do CRCPR, mediante o fornecimento de senha pessoal.

De acordo com relatos recebidos pelo Conselho, o Sistema Fácil estaria solicitando somente a Certidão Negativa de Regularidade Profissional do contabilista. Este documento, no entanto, pode ser acessado por qualquer usuário que informe, via site do CRCPR, o número de registro do profissional contábil.

Representantes do CRCPR e do Sebrae-PR conversam sobre melhorias no Sistema Fácil e parcerias entre as entidades.

“Com isso, muitos profissionais da contabilidade se surpreendiam ao descobrir que seu nome fora usado no registro de empresas que sequer conheciam, como contabilista responsável”, diz o diretor superintendente do CRCPR, Gerson Luiz Borges de Macedo. Ele e a presidente Lucélia Lecheta se reuniram nesta terça, 15, com representantes do Sebrae-PR – o diretor superintendente Vitor Roberto Tioqueta, o gerente regional para o Centro-Sul, José Ricardo Castelo Campos e a gerente para a região Leste, Juliana Schvenger, para tratar do assunto. Participaram também o coordenador jurídico do CRCPR, Wanderlúcio Leite, e o gerente da Fiscalização, Dirceu Zonatto.

Na ocasião, foram discutidas ainda possibilidades de parceria entre as duas instituições, a fim de oferecer treinamentos de atualização e capacitação à classe contábil.