Tendo em vista as alterações e normas do Sistema de Candidaturas – Módulo Externo (CANDex) e as mudanças nas eleições 2024 do Sistema de Prestação e Contas Eleitoral (SPCE), no dia 23 de julho, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) realiza, junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), evento sobre as "Novidades e Atualizações para a Prestação de Contas e o SPCE Cadastro nas Eleições 2024".
A live, transmitida na TV CRCPR, contará com os funcionários do TRE-PR, Alan Jefferson Silva (currículo), analista judiciário, e Paulo Sérgio Esteves (currículo), técnico judiciário. O conselheiro suplente do CRCPR e membro da Comissão de Contabilidade Eleitoral do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Décio Vicente Galdino Cardin, será o mediador do encontro. A transmissão possui pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do CFC.
A contabilidade possui um papel importante nas Eleições Municipais de 2024, visto que os candidatos devem prestar contas à Justiça Eleitoral, declarando tudo o que receberam e gastaram durante o período de campanha eleitoral. Essa arrecadação de recursos e a realização de gastos devem ser monitoradas por um profissional da contabilidade desde o início da campanha. Para mais informações sobre a prestação de contas eleitoral, clique aqui!
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) tem ressaltado orientações sobre os regulamentos de financiamento eleitoral para as Eleições deste ano, destacando a necessidade de aumentar a transparência nas fontes de financiamento, estabelecer limites para contribuições individuais, impor restrições a doações corporativas e promover o financiamento público de campanhas. Saiba mais, clicando aqui!
O coordenador da Comissão de Contabilidade Eleitoral do CFC, Haroldo Santos Filho, comenta as implicações dessas regras. "As regulamentações são um passo fundamental para garantir que as eleições municipais de 2024 sejam conduzidas de maneira justa e transparente. É necessário que todos os partidos e candidatos estejam plenamente informados sobre como essas regras afetam o planejamento e a execução de suas campanhas." Além disso, ele enfatiza a importância da preparação antecipada. "Aconselhamos que candidatos e comitês financeiros de campanha comecem quanto antes a ajustar seus sistemas de contabilidade e reporte para atender aos requisitos. A transparência não é apenas uma obrigação legal, mas uma responsabilidade ética perante o eleitorado."
Com informações do TSE e CFC.
Reprodução permitida desde que citada a fonte.