O vice-presidente de Registro do CRCPR, Claudemir Matiusso, representou a autarquia na solenidade de formalização do Núcleo de Apoio de Contábil e Fiscal (NAF) na Faculdade Maringá, no dia 9 de setembro, segunda-feira.

A exemplo que que já acontecem em outras faculdades locais - Universidade Estadual de Maringá, Faculdades Cidade Verde e Faculdade Santa Maria da Glória -, o núcleo integra o Departamento de Ciências Contábeis da instituição e representará uma interface dos alunos do curso com a população, proporcionando orientações de qualidade sobre serviços contábeis a cidadãos e empresários com menor poder aquisitivo.

IMG_5976.JPG

"O NAF é uma ferramenta que ajuda a formar os estudantes na prática de rotinas contábeis e de atendimento ao público, preparando-os para atuar no mercado de trabalho, sempre sob a supervisão dos professores, o que é muito positivo para nós, empresários contábeis, que vamos contratar esses jovens para trabalhar em nossos escritórios no futuro", observa Matiusso. Já o diretor geral da Faculdade Maringá, Amaury Meller Filho, destaca a possibilidade que os alunos participantes têm de conhecer as necessidades da sua comunidade e aprender a lidar com essas situações. Glicério Rampazzo, diretor regional do Sescap-PR em Maringá, explica que os estudantes podem atuar em diversas frentes, tais como o preenchimento de declaração do imposto de renda pessoa física e a formalização do micro empreendedor individual (MEI). "A ideia é estabelecer uma linha direta entre os alunos e a sociedade. Além de atender o público carente, o NAF permite o contato dos alunos de Ciências Contábeis com a parte prática da contabilidade”, afirma.

O NAF é um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com instituições de ensino superior, com o apoio de entidades da sociedade civil, cujo objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo e que, nesse caso, contribui também para o desenvolvimento técnico e prático dos alunos dos Cursos de Ciências Contábeis e de Comércio Exterior. A Receita já conta com quase 300 unidades espalhadas pelo país. Segundo o analista tributário da Receita Federal em Maringá, Marcos Luchiancenkol, com a implantação de mais uma unidade em Maringá, "ganha a administração tributária, porque com profissionais mais bem preparados, as coisas chegam para a Receita de forma bem mais elaborada e correta, e ganha a sociedade, porque aqueles que precisam de ajuda vêm ao NAF e recebem orientações gratúitas em questões tributárias."

Serviços prestados pelos NAFs:

Auxílio à elaboração e orientações sobre a Declaração de Ajuste Anual do IRPF;

Auxílio à inscrição e informações cadastrais de CPF;

Auxílio à inscrição e Informações cadastrais do CNPJ;

Auxílio à emissão e informações sobre Certidões Negativas de Débitos PF e PJ;

Auxílio à consulta à situação fiscal;

Agendamento on-line de atendimentos na RFB;

Informações e auxílio à regularização de CPF Suspenso;

Auxílio à formalização de MEIs;

Informações e auxílio à elaboração de pedido de isenção de IRPF para portadores de moléstias graves;

Orientações e auxílio à elaboração de pedidos de isenção de IPI/IOF na compra de veículos por pessoas com deficiência física, mental ou visual;

Orientações e auxílio ao cumprimento de obrigações tributárias acessórias para associações e demais entidades sem fins lucrativos; entre outros.

Com informações e fotos do Sescap-PR e jornalismonaweb.