CRCPR prestigia abertura do Espaço Empreendedor na Fazendinha - Portão

Empresários de micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais têm um novo local para obter informações, orientações e para participar de capacitações. A Prefeitura e a Agência Curitiba inauguraram na tarde desta terça-feira (03) o Espaço Empreendedor Fazendinha – Portão, localizado na Rua da Cidadania do Fazendinha. O vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, Marcos Rigoni de Mello, representou o conselho na ocasião. A abertura teve a presença do prefeito Gustavo Fruet.

É o segundo Espaço implantado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento. O primeiro está funcionando desde novembro, na Rua da Cidadania do Pinheirinho e, de janeiro a maio deste ano, realizou 4.449 atendimentos. Até a metade de 2015, todas as regionais terão escritórios como este.

O vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, Marcos Rigoni de Mello, com o prefeito Gustavo Fruet.

O prefeito Gustavo Fruet lembrou que a Prefeitura apresentou a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa que facilita a participação desse setor em licitações do Município. “Curitiba dobrou o número de microempreendedores formalizados. Temos que permitir que essas pessoas tenham qualificação e acesso a financiamento. Temos que incentivar a cultura do empreendedorismo em Curitiba”, disse.

Nos locais, os empresários de micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais têm orientação para formalização de empresas, capacitação e acesso a serviços de consultoria, intermediação de crédito e busca tecnológica. O atendimento é feito por meio de um termo de cooperação técnica com o Sebrae/PR. A Prefeitura fornece a estrutura, os locais, os técnicos e os equipamentos de informática. O Sebrae é responsável pelas capacitações e consultoria.

Informações

Reinaldo da Rocha Cruz, de 41 anos, foi ao Espaço Empreendedor Fazendinha pedir informações para formalizar o próprio negócio. Ele tem uma empresa de entregas rápidas com moto. “Quero formalizar para poder oferecer notas fiscais para clientes e conseguir novos clientes”, disse.

Chaline Volce, de 36 anos, lojista da área de autopeças em Paranaguá, ficou sabendo do Espaço Empreendedor por meio de uma amiga que virou micrompreeendedora individual. Com isso, a amiga conseguiu ter acesso à maquina de cartão de crédito. “Consegui informações que precisava, como contratar pessoas, documentação. Para quem tem capital pequeno, aqui é local para aprende a expandir”, disse.

Espaço Empreendedor Fazendinha – Portão: local para obter informações, orientações e participar de capacitações.

Novo espaço

Com exceção das regionais Bairro Novo e Matriz, há outros sete postos de atendimento da Agencia Curitiba nas demais Ruas da Cidadania. O horário de funcionamento é das 8h às 18 horas. Entre janeiro e maio deste ano, os locais de atendimento da Agencia Curitiba nas Regionais realizaram 14. 806 atendimentos.

A diferença entre o Espaço Empreendedor, que começou a ser implantado, e os postos de atendimento existentes hoje é a ampliação dos serviços oferecidos. Nos novos espaços, além de orientações gerais sobre documentação e assessoria para a formalização dos negócios, os empreendedores poderão contar ainda com capacitação, consultorias e atendimento diferenciado para a obtenção de microcrédito.

O vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, Marcos Rigoni de Mello, representou o conselho na inauguração do Espaço Empreendedor Fazendinha - Portão.

“Há uma vontade efetiva deste governo municipal de implantar uma política pública que estimule o desenvolvimento dos micro e pequenos empreendedores”, afirma a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento Gina Paladino.

José Ricardo Castelo Campos, gerente regional do Sebrae-PR, disse que Prefeitura de Curitiba entendeu que o empreendedorismo é um dos principais motores do desenvolvimento e está oferecendo ambiente favorável ao microempreendedor sem burocracia e acesso ao crédito. “Temos que dar suporte a esse público. No Brasil, 90% das empresas são micro e pequenas e geram 50% dos empregos do país”, disse Campos.

Formalização

Curitiba está tendo um crescimento significativo na formalização que pode ser percebido no aumento no número de microeemprendedores individuais. Em 2012, Curitiba contava com 28.162 microempreendedores, em 2013 eram 39.187 microeemprendedores e até o mês de maio deste ano, 44.149 microeemprendedores.

Gina lembra que várias ações estão sendo implantadas nesse sentido, como a criação do Espaço Empreendedor, o Decreto de compras, a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e o credenciamento de instituições financeiras para concessão de microcrédito produtivo orientado de R$ 300,00 a R$ 15 mil. Todas essas ações integram um grande programa chamado de Curitiba Empreendedora, lançado em novembro de 2013.

Fonte: Prefeitura de Curitiba/adaptado.