12-04-Declare-certo-arte-para-site.png

Contribuintes do Paraná receberão orientação gratuita, em praça pública, sobre o correto preenchimento da Declaração de Imposto de Renda. Trata-se da tradicional campanha Declare Certo, do SESCAP-PR, que será realizada na sexta-feira, 12 de abril, em Curitiba, Arapongas, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá, Pato Branco, Toledo e Umuarama, cidades onde a entidade mantém escritórios regionais.

Nesse dia, empresários, profissionais contábeis, estudantes de Ciências Contábeis e funcionários de entidades do segmento deixam seus escritórios e suas rotinas para trabalhar de forma voluntária prestando orientações gratuitas sobre a correta forma de preenchimento da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF). Além disso, os profissionais orientam a população sobre como fazer a destinação de parte do imposto devido ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA).

“Em 16 anos de campanha, mais de 16 mil contribuintes foram orientados pelos profissionais contábeis e com isso nossa entidade destaca ainda mais a importância do papel dos profissionais contábeis na sociedade. Ainda que a Receita Federal venha facilitado a vida dos contribuintes, tornando o preenchimento da declaração cada vez mais acessível, os contribuintes sempre têm dúvidas sobre as mudanças específicas e questões tributárias. Eles se sentem mais seguros quando são orientados por profissionais da área”, afirma o presidente do SESCAP-PR, Alceu Dal Bosco.

Apoiador de primeira hora da campanha, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) disponibilizará os inspetores fiscais Gilberto Quadros e Rafael Amaral para se revezarem no atendimento ao público na tenda que o Sescap-PR montará na Boca Maldita, Centro Histórioco da capital paranaense. Além disso diversos conselheiros atuarão como voluntários, tanto em Curitiba quanto nas demais cidades onde a campanha acontece. "Desde a primeira edição, o CRCPR apoia o Secap-PR na realização desta campanha. Ajudamos desde contribuintes que se deparam com alguma situação extraordinária, porém pontual, em sua declaração de ajuste anual, até aqueles que não têm muita familiaridade com o software ou aplicativo disponibilizado pela Receita. Além disso, fazemos um intenso trabalho de incentivo à destinação de até 3% do imposto devido pelos contribuintes que declaram pelo formulário completo aos fundos municipais da infância e da adolescência, como forma de estimular o contribuinte a ver a declaração não só como uma prestação de contas ao leão, mas como um ato de cidadania fiscal", diz o presidente de CRCPR, Marcos Rigoni.

Declare Certo!

A campanha é desenvolvida pelo SESCAP-PR desde 2004. Em 2009, a ela extrapolou as fronteiras do Paraná e foi realizada em Blumenau-SC. A partir daquele ano, começou a ser realizada pelos sindicatos filiados ao Sistema Fenacon de outros estados e hoje está presente em mais de 50 cidades brasileiras.

Confira os endereços e horários de atendimento:

Arapongas: das 9 às 17h, na Praça da Igreja Matriz

Cascavel: das 9 às 17h, no Calçadão da Avenida Brasil (Travessa Padre Champagnat) – Centro

Curitiba: das 9 às 17h, na Boca Maldita - Centro

Francisco Beltrão: das 9 às 17h, na Praça Central

Foz do Iguaçu: das 14 às 20h, no Cataratas JL Shopping (Av. Costa e Silva, 185 – Centro)

Guarapuava (duas datas): 12/4: das 9 às 17h, no Calçadão da Rua XV de Novembro (em frente ao Clube Guaíra) – Centro / 13/4: das 13 às 17h, no Shopping Cidade dos Lagos.

Maringá: das 9 às 17h, na Avenida Getúlio Vargas (entre as ruas Santos Dumont e Neo Alves Martins - em frente ao Banco Bradesco).

Pato Branco: das 9 às 17h, na Praça Presidente Vargas (Rua Guarani - em frente à agência da Caixa Econômica Federal)

Toledo: das 9 às 17h, no Calçadão do Lago Municipal (em frente ao Shopping Panambi)

Umuarama: das 9 às 13h, na Avenida Rio Branco, 3717 (em frente à Prefeitura Municipal).

Seja um voluntário!

Quer ser voluntário nesta campanha de orientação? Entre em contato com uma unidade do SESCAP-PR mais perto de você.