Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) e o Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon) realizaram, nesta quarta-feira (15), o lançamento da Agenda Legislativa do Sistema Contábil Brasileiro. O evento aconteceu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados e reuniu deputados e senadores; conselheiros e vice-presidentes do CFC; presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs); e diversos representantes do Sistema Contábil Brasileiro. O presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin, e o diretor superintendente, Gerson Borges de Macedo, prestigiaram o evento. O Paraná também foi representado pelo conselheiro do CFC, Aguinaldo Mocelin, e pelo conselheiro suplente, Maurício Cândido.

O presidente do CFC, Aécio Dantas (esq.), entrega um exemplar da Agenda Legislativa do Sistema Contábil Brasileiro ao presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin
A partir da esquerda, Maurício Gilberto Cândido, conselheiro suplente, representante do Paraná no Plenário do CFC, José Martonio Alves Coelho, ex-presidente do CFC, Aécio Dantas, presidente do CFC, Everson Breda Carlin, presidente do CRCPR, e Gerson Borges de Macedo, diretor superintendente do CRCPR

A Agenda Legislativa do Sistema Contábil Brasileiro visa a promover o diálogo entre os profissionais da contabilidade e o Poder Legislativo, com o intuito de propor e acompanhar a elaboração de normas e leis que impactam diretamente o setor contábil do país. 

“Esta data de hoje é muito importante porque a Agenda Legislativa representa exatamente os insumos que essa Frente Parlamentar necessita para poder realizar o trabalho de evolução da profissão contábil e de proteção da sociedade”, pontuou o presidente do CFC, Aécio Dantas, ao discursar na solenidade de abertura.

Dantas lembrou ao público que, em junho de 2023, no mesmo local, as três entidades lançaram a Frente Parlamentar Mista da Contabilidade Brasileira. Ressaltou também que a Agenda Legislativa será o combustível para as atividades da Frente, e que o documento contempla toda a sociedade, falando sobre a importância estratégica de os profissionais da contabilidade participarem dos grandes debates que envolvem a vida socioeconômica do país. Manifestou ainda o desejo de que a Agenda possa contribuir com a apresentação de Projetos de Lei que favoreçam a reconstrução do Rio Grande do Sul, neste momento de tanta necessidade. 

"Estamos aqui para ajudar a sociedade empresarial a crescer nesse país, a evoluir e, obviamente, buscar a diminuição da carga tributária e da burocracia”, disse o presidente da Fenacon, Daniel Coêlho, dirigindo-se aos parlamentares presentes.

O Deputado Federal e presidente da Frente Parlamentar Mista da Contabilidade Brasileira, Júlio César (PSD-PI), lembrou que a Contabilidade é mais do que números e balanços, é uma profissão que toca a vida de milhões de pessoas, garantindo que as empresas grandes e pequenas operem com integridade e responsabilidade. E completou: 

“Nossa Agenda Legislativa para este ano traz propostas que foram, cuidadosamente, escolhidas, pensando não só em fortalecer a profissão, mas de fazer dela uma máquina ainda mais eficaz para o desenvolvimento sustentável do nosso país”.

O presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin, enalteceu a iniciativa de consolidar, em um documento único, as pautas para a atuação da Mista da Contabilidade Brasileira, conferindo mais objetividade e efetividade à atuação dos integrantes junto às partes interessadas.

"A Agenda Legislativa é importante à medida em que ajuda a manter o foco do Sistema Contábil Brasileiro nas demandas prioritárias para o aprimoramento as condições de trabalho do profissional da contabilidade - a redução da burocracia e o estímulo ao crescimento das empresas. Isso é fundamental para que a sociedade reconheça cada vez mais o valor e a importância da profissão contábil. O documento representa um marco para a classe contábil, solidificando o compromisso das entidades participantes com o desenvolvimento e o fortalecimento das normas regulatórias contábeis no Brasil", declarou. 




Com informações do CFC

Fotos: Fábio Pinheiro

Reprodução permitida desde que citada a fonte.