De 23 a 26 de outubro, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) participou do treinamento sobre as novidades do Sistema de Fiscalização Eletrônica, realizado em Brasília, para chefes de fiscalização e inspetores fiscais do Sistema CFC/CRCs. A ferramenta traz novidades que prometem intensificar o trabalho da área garantindo mais agilidade, confiabilidade e lisura aos processos.

Chefes de fiscalização e inspetores fiscais participam de treinamento do CFC, em Brasília

"Nos últimos anos, temos modernizado a logística e operação da fiscalização do Sistema CFC/CRCs e o CRCPR tem sido pioneiro nas melhorias realizadas. Uma das principais é a implantação da fiscalização eletrônica (fisc-e), que possibilitou mais celeridade nos procedimentos fiscalizatórios, já que permite que Elizangela de Paula Kuhn, vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCPRsejam realizados à distância”, comentou Elizangela de Paula Kuhn, vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCPR. "No ano passado, o sistema já recebeu novo layout, e se tornou mais rápido e funcional, permitindo que as demandas sejam atendidas com mais velocidade. Neste ano, as aplicações existentes no sistema também passaram por aprimoramentos que facilitarão a atividade do profissional. O CRCPR participou do grupo de avaliação e testes, e foi um dos primeiros estados a testar o novo sistema. Por isto, estamos treinando toda a equipe de inspetores fiscais e em breve estaremos utilizando a plataforma reformulada", completou a vice-presidente.

Reunidos em Brasília, os integrantes da área participaram de treinamento sobre parametrização, planejamento, procedimentos fiscalizatórios, ficha do fiscal e ferramentas de análise. Segundo a coordenadora de Fiscalização, Ética e Disciplina (COFIS), Franciele Carini, a grande novidade no Sistema é a possibilidade de se efetuar denúncias e toda a formalização dela via web. "Ele possui uma p

Equipe de inspetores fiscais do CRCPR realiza treinamento local

arte específica para a inclusão de denúncias por parte da sociedade e de apuração, de defesa por parte do denunciado e de julgamento do fato. Criamos a possibilidade de realizar a tramitação das denúncias em um sistema online próprio".

Em busca de constante aprimoramento, a equipe de inspetores fiscais do CRCPR também realizou neste mês um treinamento local sobre melhorias no sistema de fiscalização, bem como sobre questões operacionais e estratégicas da Divisão de Fiscalização. Em outubro, os inspetores fiscais iniciaram também sua participação no Projeto Radar do Conhecimento para Fiscais, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

A fiscalização do exercício da profissão contábil é exercida pelo CFC e pelos Conselhos Regionais de Contabilidade, por intermédio dos inspetores fiscais. Para saber mais, acesse as entrevistas sobre o assunto realizadas com a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCPR, Elizangela de Paula Kuhn.

Entrevista com a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCPR, Elizangela de Paula Kuhn (Parte 1)

Convênios com Receitas, Judiciário e prefeituras possibilita ao CRCPR cruzar informações sobre profissionais e organizações contábeis