O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Marcos Rigoni, foi representado pelo vice-presidente de Relações Sociais, Narciso Doro Junior, na solenidade que marcou a assinatura de convênio entre o Governo do Estado e a Ordem dos Advogados do Brasil – Paraná (OAB-PR) que confere aos advogados a possibilidade de realizar os processos de registros empresariais de escritórios de advocacia por meio do sistema integrado à Rede de Simplificação do Registro Empresarial (Redesim).

normal__MG_9896.jpgWhatsApp Image 2018-06-12 at 21.34.20.jpeg

O documento foi assinado nesta terça-feira (12), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, pela governadora Cida Borghetti, o presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Ardisson Akel, e o presidente da OAB-PR, José Augusto Araújo de Noronha.

Segundo a governadora, “o Paraná é o segundo estado a incluir a OAB na Redesim”. O convênio agilizará os processos de constituição de escritórios de advogados associados, uma vez que além de precisar dar entrada com o pedido na OAB os advogados precisam da autorização de outros órgãos para iniciar as atividades. Com a integração ao Empresa Fácil Paraná, os profissionais poderão ir apenas à OAB para constituir uma sociedade e as informações serão compartilhadas com prefeitura e órgãos de licenciamento por meio do sistema da Jucepar. Além disso, será possível também obter o deferimento do CNPJ da sociedade de advogados e o Alvará Comercial Provisório pelo integrador.

De acordo com o presidente da OAB-PR, José Augusto Araújo de Noronha, a integração reduzirá o prazo para abertura de uma sociedade de advogaciade 70 para cinco dias. “Isso reduz toda a romaria que o profissional precisa para abrir uma pessoa jurídica hoje”, disse.

A integração começa a valer em 1.º de julho. Para akel, "isso vai simplificar a vida do advogado ,que já é tão atribulada. Acredito que essa parceria é fruto do processo de modernização que a Junta realizou e que tem como objetivo desburocratizar, simplificar e agilizar o processo”, disse.

De acordo do o presidente da Junta, cerca de 213 cidades paranaenses já estão integradas ao Empresa Fácil Paraná. A meta, segundo ele, é que até o final do ano todos os 399 municípios sejam parceiros da rede. “Nosso foco não é só proporcionar a abertura mais fácil da empresa, mas também a agilidade no dia a dia, como alteração de endereço ou abertura de uma filial. Além da própria baixa da empresa, que é feita dentro de 48 horas, sem qualquer tipo de certidão”, afirmou.

PRESENÇAS - Além do vice-presidente do CRCPR e demais autoridades citadas, participaram da solenidade os secretários de Desenvolvimento Econômico, Virgilio Morreira Filho; de Administração e Previdência, Fernando Ghignone; de governadoria, Alceni Guerra; diretor-presidente da Agepar, Omar Akel; o vice-presidente do Conselho Regional de Economia do Paraná, Carlos Magno Bittencourt; o vice-presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná – SESCAP-PR, Gilson Strechar; o presidente da Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), Divanzir Chiminácio; o vice-presidente da Jucepar, Valdir Pietrobon; e diversos representantes  dos setores produtivo, empresarial e contábil do Estado.

Com informações e fotos da Agência Estadual de Notícias do Paraná