CRCPR participa de semana de estudos contábeis em Paranavaí

Representando o CRCPR, a vice-presidente do CRCPR Lucélia Lecheta e o diretor superintendente Gerson Borges de Macedo ministraram palestra, dia 15 de setembro, na Semana de Estudos Contábeis da Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí - Fafipa/Unespar. A vice-presidente falou sobre a Era da Contabilidade Digital, o Sistema Público de Escrituração Digital – Sped, que traz em seu bojo inúmeros projetos, alguns em implantação, como a Nota Fiscal Eletrônica, o Sped Fiscal e o Sped Contábil, e outros. Segundo ela, essas inovações pedem mudança de comportamento dos contabilistas. O diretor, por sua vez, explanou sobre o sistema CFC-CRCs e destacou os avanços com a adoção do exame de suficiência, agora obrigatório, conforme a Lei 12.249/2010 a todo candidato a exercer a profissão contábil, concluído o curso de Ciências Contábeis ou o Técnico em Contabilidade.

Reunindo estudantes e profissionais da contabilidade, o evento com ampla programação, de 13 a 16 de setembro, foi uma oportunidade para enriquecimento profissional, na avaliação do professor Reginaldo Fernandes Ferreira, coordenador do Colegiado de Ciências Contábeis da Fafipa. Conforme ele destacou na abertura, as mudanças na área contábil estão em curso e outras vão acontecer. Porém, não devem ser encaradas como um problema. Pelo contrário, o momento valoriza o profissional. Os estudantes, na sua opinião, têm vantagens porque já saem da faculdade dominando as novas ferramentas.

Organizado pela Fafipa, a semana contou com o apoio do CRCPR, do Sindicato dos Contabilistas de Paranavaí e da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Noroeste do Paraná – Sicoob Noroeste do Paraná.