CRCPR participa de reunião do G7 sobre NFC-e e tributos

A presidente do CRCPR, Lucelia Lecheta, participou na última segunda-feira (18) da reunião do G7, grupo formado por entidades que representam o setor produtivo paranaense.

“Recebemos este convite com grande satisfação, pois como entidade da classe contábil, tomamos conhecimento de muitas demandas, que os contadores trazem de seus clientes, pertinentes à atuação das entidades empresariais, sobre as quais temos apenas a possibilidade de fornecer aconselhamento. Esta maior proximidade com as entidades nos possibilita dar o encaminhamento adequado a esses temas”, disse Lucelia.

As questões tributárias dominaram a pauta da reunião, em que foram discutidas, além das atuais dificuldades político-econômicas do estado, a decisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da Ação Direita de Inconstitucionalidade n°4481/PR – que retira incentivos fiscais para importação de matérias primas através dos portos e aeroportos do Paraná, a formação do Conselho de Contribuintes do Estado, o decreto 442 de fevereiro/ 2015 – aumento da alíquota de ICMS para produtos importados a partir de outros estados, e a data de implementação da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Este último tema foi alvo de calorosas discussões, visto que, às vésperas do início da obrigatoriedade – 1° de julho para postos de combustíveis (veja calendário completo na Resolução SEFA Nº 145/2015, página da Secretaria da Fazenda do Paraná), apenas uma pequena parte do comércio varejista já começou a se preparar.

“Para nós, contadores, a NFC-e é uma novidade bastante positiva, pois nos permite importar dados gerados pelos comércios diretamente para os sistemas contábeis, resultando em maior agilidade no nosso dia a dia e possibilitando que tenhamos tempo para utilizar a contabilidade como ferramenta de gestão, atuando de forma mais estratégica junto a nossos clientes. Também representa um importante incentivo à formalização do setor varejista, proporcionando mais segurança para o consumidor e aumentando a arrecadação de impostos”, pondera a presidente do CRCPR. “No entanto, reconhecemos a dificuldade de implementação para o pequeno varejo, pois implica na realização de investimentos em automação, e muitos pequenos empresários não dispõem de capital para isto, especialmente em um momento de crise como o que estamos vivenciando”, conclui.

Compõem o G7 as federações da Indústria (FIEP), da Agricultura (Faep), do Comércio (Fecomercio), dos Transportes (Fetranspar) e das Associações Comerciais (Faciap), além da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e da Associação Comercial do Paraná (ACP).