Nesta quinta-feira, 19 de maio, das 9 às 17h, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) participou do Mutirão MEI, Micro e Pequenas Empresas (MPEs), evento promovido anualmente pela Agência Curitiba (Prefeitura de Curitiba) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR).

Depois de duas edições online, o evento retornou ao formato presencial, com atendimento aos empreendedores no espaço de eventos da área de produtos orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba.

Em sua 4° edição, o Mutirão MEI, Micro e Pequenas Empresas visa promover conexões entre empreendedores e levar conhecimento estratégico, com conteúdo atualizado sobre gestão, regularidade (documental, operacional e tributária) e transformação digital.

O CRCPR contou com espaço de atendimento, junto com outros órgãos envolvidos no processo de abertura de empresas, concessão de crédito e consultoria gerencial. O vice-presidente de Relações sociais do CRCPR, Narciso Dóro Júnior (na foto, à direita), esteve no local prestando atendimento aos interessados no início dos trabalhos.

"Embora a legislação não exija contabilidade do MEI, nossa presença em eventos como esse é fundamental, pois podemos orientar os empreendedores para que mantenham sua empresa organizada, tanto no que diz respeito às finanças, como nos casos em que o MEI tem funcionário. Isso favorece o crescimento do negócio e possibilita uma transição adequada quando o aumento do faturamento requer a mudança para outro regime de tributação e a contabilidade passa a ser necessária", explica Dóro. "Para o profissional contábil, prestar esse tipo de assessoria ao MEI equivale a plantar uma semente, pois ao ajudar um negócio em seu estágio inicial a crescer de forma planejada, a gente colhe um bom cliente lá na frente", acrescenta.
"O MEI não pode ter medo de crescer. Ele precisa saber que quando atinge o limite de faturamento e tem que mudar para outra categoria, a mudança pode abrir novas portas para o sucesso da empresa, e nesse sentido o apoio de um contador é muito importante, para fazer essa transição com segurança", comenta Letícia Justus, coordenadora do programa Curitiba Emprendedora e dos Espaços Empreendor.

Ao longo do dia, profissionais contábeis participantes do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) em Curitiba, incluindo o coordenador da Comissão do PVCC, conselheiro Francisco Savi, revezaram-se no atendimento aos interessados.

A partir da esquerda: Rodrigo Feyerabend, consultor de negócios Sebrae/PR; Naciso Dóro Júnior, vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR; Letícia Justus, coordenadora do programa Curitiba Emprendedora e dos Espaços Empreendor; e o vereador Mauro Bobato.

O mutirão reúne num mesmo espaço diversos órgãos, secretarias, instituições financeiras e empresas com soluções para a gestão de negócios. Esse ano, o evento contou com a participação de cooperativas e instituições financeiras (Banco do Brasil, Garantisul, Fomento Paraná, Sicoob, Viacredi e Copesf) ofertando crédito, e tira-dúvidas com Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal do Urbanismo e de Finanças, setor de Licitações e Gestão de Compras da Prefeitura, Receita Estadual e INSS. Além disso, algumas empresas e organizações da capital puderam apresentar produtos e serviços que trazem soluções para a gestão empresarial.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.