CRCPR participa da IX Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PR) realizaram, de 17 a 19 de novembro, a IX Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento aconteceu no centro de eventos do Shopping Center Estação, em Curitiba, com a participação de aproximadamente 800 pessoas. O tema do evento "Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente". A programação contou com uma palestra alusiva ao aniversário de 25 anos do Estatuto da Criança e Adolescente, comemorado no mês de julho.

A primeira dama do estado do Paraná, Fernanda Richa discursou na abertura da conferência.

Voltado principalmente para adolescentes e crianças eleitos como delegados nas conferências municipais, incluindo representantes de comunidades quilombolas, indígenas e de adolescentes que cumprem medida socioeducativa, o evento também contou com a participação de conselheiros tutelares e de direitos, representantes de entidades, órgãos públicos, profissionais e trabalhadores que atuam na proteção, garantia de direitos, políticas públicas e atendimento da criança e do adolescente.

A conselheira suplente do CRCPR, Jéssica Dallagrana, representou a presidente Lucelia Lecheta no evento.

A conselheira suplente do CRCPR, Jéssica Dallagrana, representou a presidente Lucelia Lecheta no evento, atendendo ao convite da secretária executiva do CEDCA-PR, Maria Letícia Zavala Dellê, bem como o Programa de Voluntariado da Classe Contábil – PVCC. "Tive a oportunidade de conversar com representantes do Conselho regional de Educação Física (CREF), que colocaram a entidade à disposição para o desenvolvimento de trabalhos conjuntos na área sócia. Também estive com representantes da Secretaria das Famílias, os quais elogiaram muito o trabalho do PVCC, através das palestras nos municípios sobre orçamento familiar", relata Jéssica. A classe contábil, atualmente por meio do PVCC, mantém projetos de incentivo e apoio às arrecadações oriundas de imposto de renda devido para os fundos destinados a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

As conferências acontecem a cada dois anos, nos âmbitos municipal, estadual e nacional. Elas são instrumentos de participação e controle social, pois avaliam as políticas públicas para a proteção e garantia de direitos da criança e adolescente e definem novas diretrizes para área.