Promovida pelo Jornal O Popular, com o apoio do Sebrae-PR, 2º Fórum Araucária, OAB Araucária, Associação Comercial local (ACIAA), Associação dos Empresários da Cidade Industrial de Araucária (AECIAR), Associação dos Contadores de Araucária (ACA) Sicredi, Sicoob, Fomento Paraná, Garantisil-PR, FAE Centro Universitário, Faculdade Faneesp e Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), acontece de 24 a 27 de agosto a 3º Semana do Empreendedor de Araucária. Em função da pandemia de COVID-19, a edição deste ano acontece totalmente de forma virtual.
Na noite de 25 de agosto, o coordenador da Comissão para Assuntos Contábeis, Fiscais e Tributários do CRCPR, João Eloi Olenike, participou do painel "A reforma tributária e o impacto nas empresas", na companhia do advogado Aurélio Câncio Peluso. Em transmissão ao vivo pelo Facebook, que contou com mais 1,5 mil visualizações, ao longo de 90 minutos, os dois especialistas esmiuçaram os possíveis impactos para as empresas das três propostas que tramitam atualmente no Congresso Nacional.
Olenike, que é contador, bacharel em direito, auditor, perito judicial, professor de pós-graduação em Gestão Tributária e Gerencial, palestrante, presidente executivo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), sócio da empresa Expert Já e membro da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), citou diversos estudos do IBPT que demostram a urgência da simplificação tributária e as consequências desastrosas do excesso de impostos indiretos para a economia e para a sociedade brasileira. "É preciso rever com urgência toda essa estrutura, que faz com que as empresas sejam obrigadas a cobrar caro por seus produtos e com que os consumidores não possam comprar a quantidade e a qualidade que gostariam. Nos temos que rever esses conceitos e pensar numa reforma que efetivamente traga justiça para o povo brasileiro que já está sofrendo há muito tempo com isso", disse em suas considerações finais.
A gravação está disponível na página do Jornal O Popular no Facebook. Clique na imagem para assistir.
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.