CRCPR orienta profissionais em seus Primeiros Passos

Profissionalmente, os contadores Jorge Luiz Ferreira de Mello, Márcia Gomes Paranhos Ribeiro, Elelan de Lima e Neusa Sawczuk Von Eggert têm algo em comum: são jovens que vivem e trabalham em Curitiba apostando nas amplas possibilidades de sucesso que a profissão contábil lhes oferece. Por outro lado, todos eles acabam receber a visita de um representante do CRCPR, oferecendo apoio sob a forma de informação e orientação. Essa é a proposta do programa Primeiros Passos do CRCPR, voltado a estudantes de Ciências Contábeis e também a profissionais que estão iniciando carreira.

Jorge Luiz Ferreira de Mello, Neusa Sawczuk Von Eggert e Márcia Gomes Paranhos Ribeiro

Nessa visita, Jorge Luiz Ferreira de Mello, que instalou seu escritório no bairro Abranches, teve a oportunidade de fazer uma série de questionamentos sobre os serviços e a fiscalização do Conselho, reconhecendo que esta é necessária para valorizar o bom profissional. Ele sonha transformar seu escritório em referência na área e pretende, no futuro, participar diretamente do Conselho para ampliar o suporte que o órgão dá à classe.

Márcia Gomes Paranhos Ribeiro entrou na área como técnica em contabilidade e acaba de obter a identidade de contadora. Ela também demonstra bastante otimismo em relação à profissão.

Comunga da mesma expectativa Elelan de Lima, da Vila Fanny. Com experiência em custos industriais, elaborando planilhas e demais instrumentos de controle, ela tem apenas três clientes mas planeja dobrar esse número em breve.

Recebeu igualmente a visita de um representante do CRCPR a contadora Neusa Sawczuk Von Eggert, que vem atuando no segmento financeiro e na área de ensino, ministrando cursos profissionalizantes, com ênfase na contabilidade como “instrumento de gestão”. Ela comentou sobre o papel do CRC na evolução da profissão e enalteceu a postura dos profissionais que buscam pensar à frente do seu tempo.

Pré-agendadas, as visitas a novos escritórios continuam acontecendo e a meta do programa é cobrir todo o estado. Embora realizadas por inspetores fiscais do CRCPR, as visitas não têm nenhuma conotação fiscalizatória.

O projeto Primeiros Passos

Concebido como uma estratégia de investimento no profissional do futuro, o projeto Primeiros Passos com o CRCPR foi lançado em maio de 2012. Em sua primeira fase, a iniciativa atingiu centenas de estudantes e jovens profissionais nas principais cidades do estado.

O público das instituições de ensino que ministram curso de ciências contábeis tem sido amplamente receptivo às informações e orientações sobre assuntos como ética profissional, educação continuada, atuação das entidades contábeis e o papel da fiscalização.

O Primeiros Passos está promovendo integração inédita dos estudantes e das instituições de ensino com o Conselho, e agora dos jovens profissionais.