A Comissão de Diversidade e Inclusão Profissional se empenha em impulsionar ações que combatam o preconceito e a discriminação, ao mesmo tempo que promove a conscientização sobre a relevância da diversidade. No mês de junho, comemora-se o mês do Orgulho LGBTQIA+, neste período, somos convidados a refletir sobre as conquistas e principalmente sobre os desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIA+ em todo o mundo.

Nesse sentido, alinhados a busca pela equidade na profissão contábil, o CRCPR Online entrevista a contadora Juh Círico, a primeira pessoa trans cursando doutorado em Ciências Contábeis no país. Círico estuda na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e é integrante da Comissão de Diversidade e Inclusão Profissional do CRCPR, além, de coordenar a Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão do Conselho Regional De Contabilidade do Rio Grande do Norte (CRCRN).

Nesta entrevista, Juh Círico compartilha um pouco de sua jornada, desafios e experiências na profissão contábil.

CRCPR Online: Como você descreveria sua jornada como contadora mulher trans e quais foram os principais desafios que enfrentou na profissão?

Juh Círico:
Minha jornada de contadora, sendo uma mulher trans, é de muita luta e resistência diária, para existir na profissão contábil. Em 2021, ao compartilhar em minhas redes sociais sobre a minha identidade de gênero, perdi meu escritório contábil. Porque, na época, houve um movimento de rescisão em massa por parte de clientes que não queriam ter a imagem da empresa deles associada a uma mulher trans contadora.

CRCPR Online: Como você lidou com essa situação?

JC:
 Enquanto "lida" como uma pessoa "cisgênero" (antes da transição), eu era respeitada e tinha oportunidades. Após compartilhar sobre a minha identidade de gênero, é como se tivessem me arrancado todas as oportunidades. Eu superei resistindo, buscando ampliar minha rede de contatos e de apoio.

CRCPR OnlineComo você se vê contribuindo para o avanço da visibilidade e dos direitos das pessoas trans na contabilidade?

JC: Eu sou a primeira pessoa trans cursando doutorado em Ciências Contábeis no Brasil. Falo isso em tom de denúncia, pois estamos em 2023, e só temos uma estudante trans que conseguiu acessar esse espaço, nesta área. Eu sou pesquisadora em gênero e sexualidade na USP e na UFPA, escrevo artigos sobre diversidade no Portal Contábeis, que é o maior portal de contabilidade do Brasil, e participo de comissões e projetos de extensão voltados a diversidade na contabilidade. Minha missão é contribuir para a transformação da área contábil, universitária e organizacional.

CRCPR Online: Quais são as questões mais importantes que a comunidade trans enfrenta atualmente na área da contabilidade?

JC: Dificuldades em ingressar e permanecer na profissão contábil e na academia em Ciências Contábeis.

CRCPR Online: Como você acredita que a sociedade contábil pode trabalhar para superar as questões acima e como pode ser mais acolhedora e inclusiva para as pessoas trans?

JC:
Buscando conhecimento, oferecendo oportunidades e transformando a cultura das empresas, de modo a acolher pessoas transgêneros, travestis e não-binárias.

CRCPR Online: Que mensagem você daria para outras pessoas trans que estão enfrentando desafios similares aos que você enfrentou na Contabilidade?

JC: Busquem ampliar a sua rede de apoio. Não desistam! Nós existimos na área contábil e a nossa resistência abrirá portas para as outras pessoas transgêneras, travestis e não-binárias que virão. Conheçam o Projeto TransFormar do Generas-USP, que objetiva capacitar pessoas trans, travestis e não-binárias para o ingresso na pós-graduação em Ciências Contábeis e Administração.

A Comissão reforça seu compromisso com o amor, o respeito, a tolerância e a equidade, e tem muito orgulho de apoiar essa iniciativa. Acompanhe em breve, em todas as redes sociais do Conselho, a campanha desenvolvida em alusão ao mês do Orgulho pela Comissão de Diversidade e Inclusão Profissional do CRCPR.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.