CRCPR marca presença no Declare Certo 2012

Elizangela de Paula Kuhn, Lucélia Lecheta e Ormélia Tereza da Silva

Com o tema “Declare com o Coração”, no último dia 13, a campanha Declare Certo atraiu até a Boca Maldita, em Curitiba, grande número de pessoas interessadas em tirar dúvidas sobre a declaração do IRPF 2012. Vários representantes do CRCPR participaram como voluntários, entre eles os inspetores fiscais Gastão Vosgerau, Gilberto Quadros, Luiz César Almeida e Rafael Amaral, que dedicaram parte do dia a esclarecer a população sobre o preenchimento do IRPF 2012 e a entrega pelo Receitanet.

“A ação de voluntariado dos nossos fiscais enriquece a atuação do CRCPR”, frisa a presidente do Conselho, Lucélia Lecheta. Acompanhada dos conselheiros Armando Lira, Elizangela de Paula Kuhn, Francisco Savi, Narciso Doro Junior e Ormélia Tereza da Silva, do diretor superintendente Gerson Borges de Macedo, e do gerente da divisão de fiscalização, Dirceu Zonatto, Lucélia aproveitou os intervalos entre as reuniões plenárias do CRCPR, realizadas nos dias 12 e 13, para prestigiar o Declare Certo.

Programa atingiu 11 cidades

Mais de mil contribuintes receberam orientação sobre a Declaração do Imposto de Renda 2012, na 9ª edição da campanha Declare Certo, iniciativa do Sescap-PR. Além de Curitiba, houve atendimento simultâneo também em Arapongas, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Maringá, Pato Branco, Toledo e Umuarama, Apucarana e Francisco Beltrão.

Além de ensinar a declarar, os profissionais voluntários da área contábil orientaram o contribuinte a fazer o repasse de parte do seu imposto de renda (devido) ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). Daí o tema “Declare com o coração”. “A campanha foi um sucesso em todo o Estado, graças ao empenho dos diretores e colaboradores do SESCAP-PR, e do importante apoio das entidades parceiras e voluntários, que deixaram seus escritórios para se dedicar ao contribuinte”, disse o presidente do SESCAP-PR, Mauro Cesar Kalinke.

Gerson Borges de Macedo, Elizangela de Paula Kuhn, Lucélia Lecheta, Dirceu Zonatto, Mauro Cesar Kalinke

Além de representantes da diretoria do CRCPR, estiveram no plantão de atendimento, em Curitiba, o delegado da Receita Federal em Curitiba, Arthur Cezar Rocha Cazella; o presidente da Fecopar, Divanzir Chiminácio; o presidente do Sicontiba, Narciso Doro; o diretor da CNPL (Confederação Nacional os Profissionais Liberais), Irineu Zanuzzo; o presidente da Academia Paranaense de Ciências Contábeis, Moacir Carlos Baggio, dentre outras autoridades.

Os veículos de comunicação deram ampla cobertura ao evento em todo o Estado, o que estimulou o interesse e a busca de informação pela população. Os voluntários distribuíram informativos sobre a declaração, com dados sobre quem está obrigado a declarar, a possibilidade de destinar parte do imposto ao FIA e o limite para repasse, além de informar sobre o que é Wiki IR, site desenvolvido pelo IBPT, em parceria com o SESCAP-PR, e que tem como propósito esclarecer dúvidas sobre a declaração do imposto de renda e fornecer informações sobre o tributo. Conheça o Wiki IR: http://www.wikiir.com.br/.