CRCPR marca presença na campanha Declare Certo!

Com o apoio de entidades contábeisl de todo o estado, ação do SESCAP-PR esclareceu dívidas de contribuintes em Curitiba e mais oito cidades paranaenses gratuitamente.

Em sua 14ª edição, a campanha Declare Certo!, promovida na última sexta-feira (31/3) pelo SESCAP-PR, com o apoio do CRCPR, Receita Federal, Sicontiba, Fecopar, FAE e PUC-PR, além de entidades contábeis das cidades de Arapongas, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá, Pato Branco e Umuarama, possibilitou que contribuintes paranaenses tirassem dúvidas sobre a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, com a orientação gratuita de profissionais contábeis voluntários dessas localidades.

O evento realizado em Curitiba também marcou o lançamento da campanha Declare Certo em âmbito nacional, que ficou a cargo do diretor político parlamentar da Fenacon, Valdir Pietrobon. Segundo ele, a campanha também acontece em 18 estados brasileiros, onde há SESCAPs e SESCONs. "Foi no no Paraná que este trabalho começou em 2004", lembrou. “É gratificante perceber a quantidade de profissionais que saem dos seus escritórios para oferecer informação e orientação de forma gratuita, ajudando a sociedade", disse.

O vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Narciso Doro, representou o presidente Marcos Rigoni na abertua da campanha. "Sair da rotina dos nossos escritórios e dedicar esse tempo ao atendimento da população é um trabalho muito gratificante, pois ao mesmo tempo em que estamos contribuindo para que as pessoas declarem corretamente seu imposto de renda, temos a oportundade de valorizar o trabalho do profissional contábil, mostrando à sociedade quão valioso é poder contar com o aconselhamento de um bom profissional em um assunto complexo como o Imposto de Renda", comentou.

Início dos trabalhos da campanha Declare Certo! em Curitiba: (a partir da esquerda) Edair Ribeiro da Silva, delegado substituto da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Curitiba - 9ª Região Fiscal; Arthur Cezar Rocha Cazella, delegado titular; Narciso Doro, vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR; contador Hélio Wirbiski, vereador; Valdir Pietrobon, diretor político-parlamentar da Fenacon; Hugo Catossi, presidente do Sicontiba; e Mauro Kalinke, presidente do SECAP-PR.

Conselheiros do CRCPR também estiveram prestando atendimento voluntário ao longo do dia, entre eles Ormelia Tereza da Silva, Marcia Cristina de Almeida e o suplente Franscisco Savi, que coordena, ao lado de Narciso Doro, a Comissão do Programa de Voluntariado da Classe Contábil do CRCPR.

No período da manhã, o inspetor fiscal do CRCPR Iran Luiz Cordeiro (esquerda), atendeu 17 contribuintes. "A maior parte dos casos que atendi foi de contribuintes que queriam saber se estavam ou não obrigados a declarar, com dúvidas simples. Foram três atendimentos mais complexos, envolvendo casos de herança e mais de uma fonte pagadora", contou.

Na parte da tarde, o CRCPR foi representado pelo inspetor fiscal Gilberto Quadros que, como Iran, trabalha no CRCPR há quase 23 anos e participa da campanha Declare Certo! desde a primeira edição. "Dos cerca de 20 contribuintes que atendi, também tive três casos mais complexos, relacionados a herança. Houve ainda alguns idosos, cuja dificuldade maior é o acesso à internet ou saber lidar com o programa na hora de fazer a declaração", disse.

Leão do bem

Em apoio ao Hospital Pequeno Príncipe, os profissionais voluntários também aproveitaram os atendimentos em que o contribuinte teria imposto de renda a pagar para orientá-los quanto à possibilidade de destinar parte do imposto de renda devido para projetos locais no âmbito dos fundos da criança e do idoso, já que esta é uma forma de optar por como e onde o dinheiro do contribuinte - até 6% do imposto devido – será bem e criteriosamente aplicado. "No ano passado, segundo a Receita Federal, somente pouco mais de 5% do potencial de destinação dos contribuintes do Paraná foi aproveitado. Podemos fazer muito mais pelas crianças, adolescentes e idosos das nossas comunidades fazendo a destinação do IR devido a esses fundos. O contribuinte tem que pagar esse imposto de qualquer jeito. Então, por que deixar tudo ir para os cofres da união se é possível ver esses recursos aplicados diretamente em projetos da comunidade?", questiona Doro.

Prazo de entrega da declaração

Este ano, a Receita Federal determinou que a data final para envio da Declaração do Imposto de Renda – Pessoa Física 2017 é 28 de abril. Espera-se que 1,8 milhão de declarações sejam enviadas à Receita Federal pelos contribuintes do Paraná, mas, até esta sexta-feira, dia 31, o número de declarações entregues foi 403,700, o que equivale a apenas 22,4% do total. Em todo o Brasil, são esperadas 28,3 milhões de declarações, sendo que apenas 6,8 milhões foram entregues.

Portal Declare Certo

Outras informações sobre a Declaração do Imposto de Renda estão reunidas no Portal Declare Certo, desenvolvido pelo SESCAP-PR. O espaço reúne notícias, vídeos explicativos, curso on-line exclusivo para empresários contábeis associados, além da relação de empresas participantes da campanha. O site visa ampliar a tradicional campanha de orientação gratuita sobre o preenchimento da declaração anual. Acesse: http://www.sescap-pr.org.br/declarecerto.

Com informações do SESCAP-PR.