Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Programa é parceria entre Sistema CFC/CRCs e Sebrae e traz palestra valendo 1 ponto no PEPC-CFC

O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), em parceria com a filial local do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou na manhã de hoje, em live realizada na TV CRCPR, o Programa Contador Parceiro – Construindo o Sucesso no estado. 

Valendo um ponto no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC), o evento contou com uma explicação sobre o projeto, realizada pela equipe do Sebrae/PR e CRCPR, seguida da palestra sobre Contabilidade 4.0, com o contador Marcelo Botelho Costa Moraes. "Este evento do CRCPR em parceria com o SEBRAE-PR, marca o lançamento regional do Programa Contador Parceiro - Construindo o Sucesso, que tem como objetivo capacitar os profissionais da contabilidade para atuarem em gestão e inovação. O programa foi lançado, no último dia 23 de abril, pelo Conselho Federal de Contabilidade e pelo SEBRAE nacional e hoje replicamos esta parceria aqui no Estado do Paraná", explicou o diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo, que realizou a abertura da transmissão e deu as boas-vindas ao diretor superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta. "Nós sabemos a grande importância do profissional de contabilidade para abertura, desenvolvimento e acompanhamento de todas as empresas. O Sebrae sabe da busca constante por profissionais para a melhoria do ambiente de negócios e tem muito interesse que isso ocorra” disse Tioqueta em sua fala inicial.

 "Esta parceria veio no momento em que a sociedade mais precisa e a classe contábil é a grande protagonista. O conhecimento e apoio do SEBRAE será muito importante para que a classe contábil possa, usando novas tecnologias e conhecimentos, transformar os novos desafios em grandes oportunidades de negócios", complementou o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem. "Há muito falávamos sobre a mudança do perfil do profissional da contabilidade. Um profissional com conhecimentos múltiplos, menos executor e mais consultor, mais analista de dados e informações e foi neste sentido que construímos esta parceria para levar conhecimentos aos profissionais", enfatizou Aécio Prado Dantas Júnior, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC.

Então, o coordenador estadual dos pontos de atendimento do SEBRAE-PR, Agenor Felipe Krysa, explicou mais detalhes sobre o Programa. "O projeto contempla um portal com diversas informações técnicas e capacitações para atendimento às micro e pequenas empresas. Já o curso Contador Parceiro, que é um curso gratuito de 80 horas, totalmente online, dividido em quatro módulos que podem ser realizados em até 18 meses, tem o objetivo de capacitar os profissionais em gestão, empreendedorismo e inovação", destacou Krysa. Para inscrever-se no curso, clique aqui!

Na sequência, o palestrante Marcelo Botelho Costa Moraes iniciou a palestra sobre Contabilidade 4.0. O palestrante é pós-doutor na área de Contabilidade Financeira, membro da American Accounting Association (AAA), coordenador geral para o Brasil da International Accounting Section (IAS), diretor Administrativo Financeiro da Associação Nacional dos Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (ANPCONT), professor universitário e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA-RP/USP.

“A Contabilidade 4.0 evolui dos procedimentos do passado, como saber fazer um balanço de caixa, para um universo automatizado. A atividade do contador está deixando de lado esses saberes mais técnicos e partindo para um conhecimento mais analítico” concluiu Marcelo Botelho, no final da palestra.

Durante a transmissão, os mais de 160 participantes puderam tirar suas dúvidas com o palestrante por meio do chat. Os certificados estão disponíveis na área restrita do site CRCPR para quem realizou a inscrição prévia. Para assistir à gravação, clique aqui!


PROGRAMA CONTADOR PARCEIRO

A crise sanitária resultante da pandemia de coronavírus  é a mais severa dos últimos cem anos. De acordo com o Sebrae, as previsões de recuperação de alguns segmentos econômicos vão até 2022. Medidas tomadas para garantir a saúde da população e o controle do nível de contágio, como o isolamento social, o lockdown, o fechamento do comércio e o cancelamento de eventos públicos impactaram severamente a economia e os negócios. E os mais vulneráveis neste momento são os pequenos negócios. Apesar de somarem 17 milhões de empresas, empregarem metade da mão de obra formal e serem os grandes geradores de emprego no país, os pequenos negócios não estão conseguindo superar a crise, e o seu faturamento já caiu 55%, conforme pesquisa realizada pelo Sebrae.

O Programa Contador Parceiro – Construindo o Sucesso é uma parceria do Sistema CFC/CRCs com o Sebrae com o objetivo de capacitar os profissionais da contabilidade para atuarem em gestão e inovação, visando à criação de uma rede de suporte e consultoria para esses pequenos negócios. Há diversas opções de conteúdos, vídeos, curso, serviços, medidas, protocolos, eventos e várias novidades.  

O programa oferece um curso gratuito composto por trilha com 13 módulos, totalmente online e gratuito, que será pontuado no Programa de Educação Profissional Continuada do CFC (PEPC). Confira as trilhas:

  • Posicionar-se frente às tendências de mercado;
  • Traçar estratégias vencedoras de relacionamento digital;
  • Implantar técnicas de liderança;
  • Atuar em equipe;
  • Como ser parceiro dos pequenos negócios;
  • Implantar técnicas e ferramentas de gestão;
  • Realizar análise de viabilidade de negócios; e
  • Aplicar a LGPD.

Para inscrever-se no curso, clique aqui!

Para saber mais sobre o Programa Contador Parceiro, clique aqui!

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.