No dia 13 de dezembro, os colaboradores do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) foram treinados para adequar-se ao Plano de Logística Sustentável da entidade. Lançado em novembro, o Plano é uma ferramenta de planejamento de práticas de sustentabilidade e de racionalização de gastos e processos administrativos, que objetiva uma atuação socioambiental em conformidade com as boas práticas sustentáveis e legislações específicas. O apoio de visitantes, funcionários e participantes de eventos nessas ações será essencial para que o CRCPR se torne uma entidade cada vez mais sustentável, pois a implementação das ações dependerá do esforço de cada um no consumo consciente e adequado dos bens do Conselho.

Reunião PLS 13-12-19 tarde (12).JPGOs funcionários, que se revezaram em duas sessões, às 9 e às 14 horas, discutiram sobre conceitos de sustentabilidade e exigências legais. O treinamento também reforçou as ações já realizadas atualmente e novas propostas para o próximo ano. O funcionários também levantaram sugestões para próximas edições do PLS.

Além da melhoria de processos na coleta de lixo, ações de redução do desperdício de água, energia e materiais de consumo (como copos descartáveis e papel), o CRCPR também está aprimorando suas compras e licitações para que se adéquem às melhores práticas de sustentabilidade do mercado.  Assim, nas especificações serão requeridos produtos que tenham menor impacto sobre recursos naturais como flora, fauna, ar, solo e água; será dada preferência por materiais de origem local; requisitada maior eficiência na utilização de recursos naturais como água e energia em obras ou equipamentos, assim como maior vida útil e menor custo de manutenção do bem e da obra; e também será requerida a origem ambientalmente regular dos recursos naturais utilizados nos bens, serviços e obras adquiridos e contratados.

Comissão Permanente de Sustentabilidade do CRCPR

Em 4 de junho, foi publicada a Portaria n.º 35, que instituiu a Comissão Permanente de Sustentabilidade do CRCPR, com a finalidade de elaborar e implantar as práticas de sustentabilidade, socioambiental e racionalização do uso de materiais e serviços, ratificando e normatizando ações, e assim, desenvolvendo e administrando o PLS do CRCPR. A Comissão, formada por funcionários multidisciplinares do CRCPR, publicará anualmente no site o relatório de acompanhamento do PLS, bem como, semestralmente, as ações e metas alcançadas.

A primeira edição, do ano de 2019, já está disponível. Para acessar, clique aqui!

A Comissão continuamente atualizará o inventário de bens e materiais do CRCPR, identificando similares de menor impacto ambiental para substituição; revisará práticas de sustentabilidade e de racionalização do uso de materiais e serviços; e realizará ações de divulgação, conscientização e capacitação.

PLS

O PLS do CRCPR foi elaborado com a finalidade de estabelecer a implantação e a melhoria contínua de práticas de sustentabilidade no CRCPR, alinhado à visão estabelecida no Planejamento Estratégico do Sistema CFC/CRCs (aprovado pela Resolução CFC n.º 1.543/2018), a qual visa “ser reconhecido como uma entidade profissional partícipe no desenvolvimento sustentável do País e que contribui para o pleno exercício da profissão contábil no interesse público”.

O PLS encontra amparo legal no Art. 225 da Constituição da República Federal de 1988, a qual afirma que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. O PLS do CRCPR cumpre ainda com definições da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação na Instrução Normativa n.º 10/2012, que estabelece as regras para a elaboração do PLS na Administração Pública Federal direta, autárquica, fundacional e nas empresas estatais dependentes; e com o Decreto Federal n.º 7.746/2012, alterado pelo Decreto n.º 9.178/2017, que estabelecem critérios e práticas para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável nas contratações.

Para conferir o PLS do CRCPR, clique aqui!

PLS 1.PNG