CRCPR lança guia online de Demonstrações Contábeis

Por meio de link, o CRCPR colocou à disposição da classe contábil, na última terça-feira, o manual “Demonstrações Contábeis Aspectos práticos – elaboração e apresentação conceitual de acordo com o IFRS”, e está preparando uma edição em papel.

Clique aqui e acesse o guia

Há tempos, na verdade, o CRCPR vem investindo no desenvolvimento profissional dos contabilistas. Além da edição de livros, investindo em programas de educação continuada.

A iniciativa de publicar o manual de Demonstrações Contábeis, por meio da sua Câmara Técnica, se deve ao reconhecimento das novidades decorrentes da convergência às Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS). O conteúdo é a consolidação de itens importantes descritos em resoluções e Normas Brasileiras de Contabilidade expedidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, em especial as resoluções 750/93 (Princípios de Contabilidade); 1.121/08 (NBC TG – Estrutura Conceitual); 1.185/09 (NBC TG 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis); 1.255/09 (NBC TG 1000 – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas) e 1.330/10 (ITG 2000 – Escrituração Contábil), as quais tratam, entre outros aspectos, do preparo e apresentação das Demonstrações Contábeis.

A principal preocupação é que os profissionais tenham plenas condições de oferecer aos usuários da contabilidade informações fundadas nos princípios da ciência contábil e em regras atualizadas, emanadas dos órgãos normatizadores competentes.

Ganham destaque no livro os princípios da contabilidade, nos quais estão embasadas as Normas Brasileiras de Contabilidade, editadas pelo CFC. Depois de explanação conceitual, em uma sequência lógica, expostos os aspectos qualitativos das demonstrações, a diferença entre as normas e os princípios; como reconhecer e mensurar de forma confiável o Ativo, o Passivo, o Patrimônio Líquido, o Resultado, a Receita e a Despesa; como fazer a Escrituração Contábil Digital, formalizar os Livros Contábeis e arquivar as demonstrações na Junta Comercial, entre as principais abordagens. Além do detalhamento dos diversos tipos de demonstrações contábeis, foi dada ênfase à prática contábil, com a apresentação de modelos de documentos.

Sobre a obra, comenta o presidente do CRCPR Paulo Caetano: “Os contabilistas certamente perceberam que o vetor desse eixo de novidades é o conhecimento, o estudo, a atualização vinculada ao conceito de educação contínua, uma das grandes responsabilidades do sistema formado pelos conselhos federal e regionais de contabilidade”.