Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

CRCPR lança campanha em favor dos flagelados das enchentes em Santa Catarina. Colabore!

A Campanha Natal Solidário que o CRCPR vem realizando vai destinar o total das arrecadações, este ano, para as famílias atingidas pelas chuvas e enchentes que já fizeram dezenas de mortos e milhares de desabrigados, em Santa Catarina. ?O momento é de solidariedade?, justifica o presidente do CRCPR, Paulo Caetano, que conclama os profissionais a participar da iniciativa. Nos últimos anos, não apenas o CRCPR mas muitas outras entidades contábeis têm pensado seriamente na questão da responsabilidade social, encabeçando e participando de inúmeras ações pela sociedade. O Natal Solidário é uma delas, contando com patrocínio nesta edição da Domínio Sistemas e da Vilage Marcas e Patentes.

Alguma arrecadação já vinha sendo feita por meio do Programa de Educação Continuada do CRCPR, que está promovendo uma série de cursos sobre o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), solicitando como inscrição a doação de alimentos. Em Curitiba, dia 21, cerca de 450 participantes doaram 1.063 quilos de alimentos. O mesmo curso foi e vem sendo ministrado, nas cidades de Foz do Iguaçu, Toledo, Cascavel, Londrina, Umuarama, Maringá e Ponta Grossa.

Mas, além disso, e diante da gravidade dos fatos no estado vizinho, o CRCPR decidiu ampliar os canais de captação de doações e apelar à sensibilidade da classe contábil para levar apoio às famílias necessitadas: os contabilistas, em todo o estado, podem participar do Natal Solidário 2008 levando alimentos não-perecíveis, roupas, brinquedos e outros produtos e materiais utilizáveis, às unidades do CRCPR (o ícone da campanha no site www.crcpr.org.br indica os endereços tanto da sede em Curitiba como dos escritórios regionais. Informações pelo f. (41) 3360-4700).

Na verdade, o CRCPR apenas vem juntar-se às instituições que vêm trabalhando in loco para amenizar os efeitos da tragédia, como os órgãos de Defesa Civil do Estado de SC, o governo do Estado, Polícias Militar e Civil, Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, ONGs e centenas de voluntários e representantes da sociedade civil, que se encarregam de fazer a triagem dos donativos e transporte, assegurando que cheguem ao destino e às mãos certas, valendo lembrar que eles são importantes não apenas agora, emergencialmente, mas também depois que as águas baixarem, pois as conseqüências das cheias vão perdurar por algum tempo.

Natal Solidário de 2007

No ano passado, o Natal Solidário dos Contabilistas arrecadou mais de uma tonelada de alimentos e muitos brinquedos, doados ao Centro Espírita Ildefonso Correia, entidade que ampara famílias de baixa renda, às quais fornece cesta básica, aulas de alfabetização e desenvolvimento de habilidades manuais, palestras sobre cidadania, higiene e prevenção de doenças.

Procurando evoluir na perspectiva da responsabilidade social e da solidariedade, o CRCPR criou um departamento específico, a vice-presidência de Relações Sociais, atualmente coordenada pelo conselheiro Maurício Gilberto Cândido, responsável pelas ações, programas e campanhas. A arrecadação de alimentos e brinquedos, na realidade, é feita ao longo de todo o ano, por meio de palestras e seminários isentos de pagamento.

Além do Natal Solidário, o CRCPR promove também a campanha Criança Feliz, doando brinquedos no Dia das Crianças; conscientiza os contabilistas sobre a legislação de incentivo fiscal, pela qual empresários e contribuintes em geral podem doar parte do imposto de renda devido a fundos de atendimento às crianças e adolescentes mantidos por entidades beneficentes; orienta contribuintes a fazer as declarações de Imposto de Renda e de Isento, entre outras iniciativas.