CRCPR intermedeia a liberação da Guia Azul junto à Secretaria de Urbanismo de Curitiba

Para acelerar a liberação da Consulta Prévia de Localização, popularmente chamada de guia azul - fundamental em processos de abertura de empresa -, a Secretaria de Urbanismo da Prefeitura de Curitiba começou, nessa quinta-feira, 22, a receber, para análise, casos relevantes encaminhados pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná-CRCPR, Sindicato dos Contabilistas de Curitiba - Sicontiba e Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas-Sescap-PR. Os atendimentos especiais serão feitos a cada 15 dias.

Atendendo reclamações dos profissionais da contabilidade, representantes das entidades estiveram conversando, dia 23 de agosto, com o secretário de urbanismo, Reginaldo Luiz dos Santos Cordeiro, o superintendente de projetos da secretaria, Hudson Prestes dos Santos, o superintendente técnico, Rafael Mueller e a diretora do Departamento de Usos do Solo, Marise Ivanqui, buscando soluções para atrasos na liberação da CPL, que vêm comprometendo processos de abertura de empresas. A Consulta Prévia de Localização (CPL), emitida pela Secretaria de Urbanismo, é necessária para expedição do alvará pela prefeitura.

O secretário de urbanismo Reginaldo Luiz dos Santos Cordeiro, o vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Narciso Doro; os diretores do Sescap-PR, Luiz Fernando Ferraz e Gilson Strechar, realizaram hoje, 22, a primeira reunião de trabalho, para analisar processos encaminhados às entidades pelos contabilistas.

Além do atendimento especial a casos complexos e urgentes, para pôr as atividades em dia, a Secretaria de Urbanismo se comprometeu também realizar mutirão e estudar dispositivo para aumentar o volume de liberação automática – atualmente de cerca de 30% das consultas.

O canal de contato do CRCPR é a Ouvidoria: telefone 3360-4700; e-mail ouvidoria.crcpr@crcpr.org.br.