CRCPR intensifica presença nas universidades com palestras e recebendo visitas de estudantes

Outubro tem sido movimentado em faculdades de Ciências Contábeis de todo o estado. Começou com a visita de 12 estudantes da Universidade Positivo ao CRCPR, no dia 4. Acompanhado pelo professor Luís Fernando Conduta, o grupo foi recebido pelo gerente de Desenvolvimento Profissional, Luiz César Almeida, e pelo gerente de Fiscalização, Dirceu Zonatto, que apresentaram as atividades do Conselho e os conduziram pelas instalações.

Nessa mesma data, o vice-presidente de Relações, Narciso Doro Junior, esteve na Faculdade Educacional Araucária (Facear), no campus do Sítio Cercado, em Curitiba, onde ministrou a palestra “Perspectivas da Profissão Contábil e Sistema CFC/CRCs” para um grupo de 80 alunos.

No dia 6, 40 alunos do Univel Centro Universitário, de Cascavel, participaram, na sede do CRCPR, da palestra do vice-presidente de Administração e Finanças, Laudelino Jochem, que falou sobre Ética e Compliance. O animado grupo também conheceu as instalações e atividades do CRCPR.

No dia 9, o conselheiro e vice-coordenador da Comissão de Educação Profissional Continuada, Roberto Aparecido Santos, participou como palestrante no Ciclo de Ciências Contábeis e Administração, promovido pelas Faculdades Integradas do Vale do Ivaí, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Ivaiporã. Roberto ministrou a palestra “Planejamento Contábil Financeiro” para a plateia de cerca de 80 estudantes dos cursos envolvidos.

A segunda quinzena do mês começou com a palestra do delegado regional do CRCPR em Arapongas, Osvaldo Damião, aos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Norte do Paraná (Unopar). A apresentação aconteceu no auditório da universidade, com cerca de 75 participantes. Durante o encontro com os estudantes, os expositores também levantaram questões acerca do relacionamento entre os profissionais e clientes, suas responsabilidades funcionais e, especialmente, sobre o respeito e atendimento aos preceitos elencados pelo código de ética da categoria contábil. “O contato dos futuros profissionais com entidades ligadas à atividade contábil é uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a prática e os desafios da profissão que eles escolheram”, comentou Damião.

No dia 17 (terça-feira), o vice-presidente de Relações Sociais, Narciso Doro, ministrou a palestra “Abertura de empresas e o processo tecnológico” para alunos dos cursos de graduação em Ciências Contábeis e Administração de Empresas da Faculdade Tecnológica de Curitiba (FATEC-PR), no âmbito da XII Semana Tecnológica.

Em Toledo, a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Elizangela Kuhn, ministrou na Universidade Paranaense (Unipar), na noite de segunda-feira (23), palestra sobre a reforma trabalhista, levando os estudantes dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis a refletir sobre os impactos da reforma, que passa a vigorar a partir de novembro deste ano, na rotina das empresas e dos profissionais envolvidos em sua gestão.

Já o vice-presidente de Administração e Finanças, Laudelino Jochem, falou, na segunda-feira (23) a 259 estudantes da PUC-PR, sobre “Profissionais da Contabilidade: cenários e perspectivas”. No auditório John Henry Newman, campus do Prado Velho, Curitiba ele destacou os desafios da profissão enfrentados pelos contadores no Brasil e também no exterior. Na noite seguinte (24), ele apresentou a palestra Ética e Compliance na Universidade Paranaense (UNIPAR), em Francisco Beltrão, para um grupo de cerca de 200 alunos. A palestra foi prestigiada pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Nelson Zafra.

Ainda na terça-feira (24), 19 alunos de Contábeis da Faculdade Sagrada Família (FASF), de Curitiba, acompanhados pelo professor Silvano Luiz da Silva, foram recebidos pelo gerente de Desenvolvimento Profissional, Luiz César Almeida, e pelo gerente de Fiscalização, Dirceu Zonatto.

A agenda de atividades envolvendo estudantes e jovens profissionais prossegue nesta quinta-feira (26), com o 2º Seminário de Jovens Lideranças Contábeis, no auditório do CRCPR, a partir das 19 horas. Organizado pela Comissão CRCPR Jovem, o evento contará com as palestras "Me formei Contador, e agora?", da conselheira do CRCSC, Marlise Alves Teixeira, que é empresária contábil, escritora e Coach; e “Liderança Corporativa: Transcendendo a Competência Técnica”, a ser apresentada pela contadora, física e psicóloga Fabiana Algarte da Silva.

Encerrando a programação, 20 alunos da faculdade SECAL, de Ponta Grossa, visitarão o CRCPR no próximo dia 27, sexta-feira, também acompanhados pelo professor Silvano Luiz da Silva.