CRCPR integra o Conselho Municipal de Urbanismo de Curitiba

A partir de agora, o CRCPR é uma das entidades com direito a voto no Conselho Municipal de Urbanismo de Curitiba, instalado ontem, 20, pelo prefeito Gustavo Fruet. Na avaliação do vice-presidente do CRCPR, Marcos Rigoni de Mello, que participou da solenidade, acompanhado do diretor operacional do CRC, Hugo Catossi, ao permitir a participação da sociedade organizada no processo de como a cidade de Curitiba deve conduzir seus desafios urbanísticos, “a prefeitura imprime um avanço democrático histórico”.

Em seu discurso, o prefeito Gustavo Fruet afirmou que “a nova composição do Conselho de Urbanismo é uma sinalização de respeito da Prefeitura de Curitiba com as entidades. Estamos compartilhando responsabilidades. As entidades passam a ter uma responsabilidade muito grande, pois terão papel de decisão. O objetivo é darmos transparência aos processos de decisão da cidade, para definirmos o que queremos para o futuro de Curitiba”.

O vice-presidente Marcos Rigoni de Mello (à dir.), na foto ao lado de Fruet, representou o CRCPR na solenidade.

O Conselho Municipal de Urbanismo era composto apenas por representantes de órgãos municipais, deliberando em última instância sobre casos não contemplados pela legislação e que demandam resposta sobre parâmetros construtivos, edificações e usos permissíveis no território de Curitiba. Com o novo decreto, o Conselho aumenta a sua representatividade e abre possibilidades de mais diálogo com a população.

O presidente do Conselho é o secretário de Urbanismo, Reginaldo Cordeiro. Segundo ele, a participação da sociedade civil com poder deliberativo é uma iniciativa inédita na capital paranaense. “Esta ação é um primeiro passo importante que o prefeito assume com muita responsabilidade e transparência. As entidades participantes vão poder deliberar, sugerir, discutir e inovar para o crescimento sustentável da cidade”, disse.

Prefeito Gustavo Fruet assinou decreto que cria o novo Conselho Municipal de Urbanismo de Curitiba.

Além de Mirian Gonçalves, secretários das pastas do Conselho de Urbanismo e vereadores, todas as entidades estiveram representadas.

Falando em nome das entidades presentes, Normando Antonio Baú, presidente do Sinduscon–PR, agradeceu “o gesto de coragem e grandeza da prefeitura de abrir o Conselho de Urbanismo para que a sociedade civil possa ser ouvida, participando e opinando. Esta é uma antiga reivindicação de todas as entidades para a qual não havíamos encontrado resposta até o momento”. Para ele, a democratização das informações vai ajudar no desenvolvimento da cidade e no trabalho de todos que atuam nas áreas relacionadas ao urbanismo.

Participaram também do evento a vice-prefeita, Mirian Gonçalves, e os secretários das pastas integrantes do Conselho Municipal de Urbanismo – Ricardo Mac Donald (Governo), Joel Krüger (Trânsito), Renato Lima (Meio Ambiente), Joel Macedo (Procuradoria Geral do Município), Sérgio Pires (Ippuc) –, além dos vereadores Felipe Braga Cortes, Jairo Marcelino, Professora Josete e Pierpaolo Petruzziello.

A solenidade aconteceu ontem, 20, às 16h, no Palácio 29 de Março.