A OAB Paraná lançou, nessa quinta-feira (25/8), o Comitê de Estudos e Diagnósticos da Competitividade, em conjunto com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), o Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR) e o Conselho Regional de Economia do Paraná (CoreconPR). O Comitê é mais uma ação de promoção de estudos e elaboração de pareceres sobre os principais entraves no desenvolvimento econômico do estado.

A mesa de abertura foi composta pela presidente da OAB/PR, Marilena Winter; o vice-presidente Fernando Deneka; o secretário-geral Henrique Gaede, integrante da diretoria do comitê; o presidente do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), Tarcísio Kroetz; a secretária-geral adjunta da OAB/PR, Roberta Santiago; o representante do CRCPR, Armando Lira; o presidente do CoreconPR, Eduardo André Cosentino; o representante do CRA-PR Sérgio Kazuo Tsuru; os advogados Ana Carolina Loiola Roza e Monroe Olsen, além da diretora da Jovem Advocacia da OAB/PR, Fernanda Valério, e o economista e professor Carlos Ilton Cleto.

Soluções

Para a presidente da OAB-PR, Marilena Winter, o projeto parte de certos entraves percebidos em situações concretas do exercício profissional, para os quais é possível apresentar soluções, a partir dos saberes das entidades envolvidas. O secretário-geral da OAB/PR, Henrique Gaede, estará à frente dos trabalhos, presidindo o comitê. Segundo ele, o objetivo é identificar os obstáculos econômicos que inviabilizam a instalação de novos negócios e empresas no Paraná e buscar soluções que aumentem o grau de competitividade do estado na atração de investimentos. “Um cenário mais competitivo garante mais desenvolvimento e, em última análise, mais empregos e oportunidades de trabalho, inclusive para a advocacia”, explicou. “Buscamos comissões que tivessem condições de colaborar com conhecimento técnico: Direito Tributário, Empresarial, Marítimo e Aduaneiro, Infraestrutura e Gestão Pública, Ambiental, Pacto Global, Inovação e Internacional. O trabalho foi lançado oficialmente hoje, mas já está em execução. A ideia é que façamos um diagnóstico e, mais à frente, chamemos a comunidade envolvida para apresentar esse diagnóstico e fazer um grande observatório para acompanhar o desenvolvimento daquilo que foi proposto, aquilo que o Estado vai implantar como política para fins de viabilizar este projeto de competitividade”, frisou.

Desenvolvimento

“Este comitê é primordial para o nosso desenvolvimento. Muitos entendem a ciência econômica como uma ciência financeira. Ela também é financeira, mas um dos braços mais fortes da Economia é o braço social aliado ao desenvolvimento. O cerne da ciência econômica é a satisfação das necessidades humanas e a gestão de recursos escassos no ambiente em que vivemos. É nesse sentido que estamos aqui, não para somar com a OAB, mas sim para multiplicar”, destacou o presidente do Corecon-PR, Eduardo André Cosentino.

O presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, foi representado pelo advogado e contador Armando Lira. Ele enfatizou que a contabilidade é ferramenta primordial para gerar empregos e desenvolvimento, pois reúne informações essenciais para os gestores das empresas tomarem decisões que assegurem o crescimento dos negócios. “Podem contar conosco”, destacou.

O administrador Sérgio Tsuru, diretor de formação profissional do CRA-PR, representou o presidente da entidade, Sérgio Lobo. Ele destacou a importância do empreendedorismo e a grande disposição da entidade para atuar no comitê. “Para onde olharmos, encontraremos ações a serem desenvolvidas”, pontuou.

Diálogo

Para o presidente do IAP, Tarcísio Kroetz, o comitê deve atuar para construir uma política tributária no mínimo compatível com a dos estados vizinhos, manter diálogo permanente com a Casa Civil para apoiar as ações de competividade e atuar ao lado da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e do Ministério Público do Paraná (MP-PR) para, de forma sustentável, construir um ambiente de negócios mais favorável, a partir da atualização de regulações que estão atrasadas.

A sessão de lançamento terminou com uma exposição de Carlos Ilton Cleto, economista e professor da FAE Business School, sobre a importância do planejamento para que o Brasil alcance competitividade internacional.

Com informações da OAB/PR

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.