A Divisão de Fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade de Paraná (CRCPR) está implementando o Projeto de Fiscalização das 100 Maiores Empresas do Paraná. A iniciativa tem o objetivo de promover maior aproximação da autarquia com a classe contábil do Estado, garantir à sociedade a execução de serviços dentro dos parâmetros éticos e das normas contábeis, esclarecer ao empresariado a importância de utilizar a contabilidade como um sistema de informação relevante para o seu negócio e valorizar o trabalho do profissional da contabilidade.
A primeira visita aconteceu na última quinta-feira (14), à Companhia de Tecnologia daInformação e Comunicação do Paraná – CELEPAR. A gerente de Fiscalizaçãodo CRCPR Celita Paltanin e o inspetor fiscal Rafael Amaral foram recebidos pelo diretor administrativo e pela contadora da empresa, Lúcio Alberto Hansel e Eli Margarete Winter. Durante a visita ocorreu a verificação da elaboração de escrita contábil, das Demonstrações Contábeis, do perfil dos executores da escrituração contábil, de Declaração Comprobatória de Rendimentos (DECORE), e de exigências estabelecidas pela NBC PG 12 (Educação Profissional Continuada). Também foram fornecidas informações sobre a atuação de comissões do CRCPR, tais como a do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) e do Contador Público.
"As empresas passarão normalmente pelo processo de fiscalização eletrônica, a Fisc-e, como ocorre com todas as demais, e depois receberão a vista de membros da nossa equipe de inspetores fiscais", esclarece a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Elizangela de Paula Kuhn.
SO projeto abrange as empresas listadas no ranking elaboradopela revista “Amanhã” em parceria com a PWC (http://www.amanha.com.br/500maiores/).