CRCPR inicia fiscalização em novas cidades

A abertura da fiscalização 2012 tem sido realizada por meio de reuniões em diferentes cidades do Paraná. Os encontros obedecem a um cronograma prévio estabelecido pelo Conselho a fim de cumprir a meta de fiscalizar empresas e escritórios a cada dois anos.

No salão nobre da prefeitura de Apucarana, dia 3, o público recebeu orientações sobre os procedimentos realizados pelos fiscais. A vice-presidente de Ética e Disciplina, Elizangela de Paula Kuhn alertou sobre as oportunidades e os riscos da profissão. “A divisão de fiscalização está à disposição dos contabilistas para esclarecer dúvidas e orientá-los”, frisou. Na região de Apucarana, a fiscalização começa a atuar em agosto.

A Presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, o prefeito de Apucarana, João Carlos de Oliveira, e o diretor superintendente do CRCPR, Gerson Macedo.

Elizangela, em Rolândia, alertou os profissionais sobre riscos e oportunidades da profissão.

Profissionais da jurisdição de Rolândia também compareceram em peso à reunião convocada pelo CRCPR, dia 4. Lá, a atividade fiscalizatória teve início na última segunda, 7. “A fiscalização deve ser vista como um instrumento de proteção da sociedade e dos bons profissionais e nunca como um mecanismo de punição”, enfatizou o diretor superintendente do CRCPR, Gerson Macedo. Nas cidades visitadas, ele explicou o funcionamento interno do Conselho e as atribuições de cada Câmara.

Em Dois Vizinhos, aproximadamente 200 pessoas se reuniram na União de Ensino do Sudoeste do Paraná (Unisep), dia 7. Estudantes de ciências contábeis da instituição, professores e representantes do CRCPR na cidade aproveitaram a oportunidade para discutir assuntos como a extensão da responsabilidade da profissão contábil.

Abertura da fiscalização em Dois Vizinhos: cerca de 200 pessoas reunidas na Unisep.

Profissionais reunidos na Câmara Municipal de Francisco Beltrão.

Cerca de 50 pessoas participaram da reunião na Câmara Municipal de Francisco Beltrão na terça, 8. Além de se informar sobre a temática principal da reunião, a fiscalização, elas conheceram o projeto “Primeiros Passos com o CRCPR”, apresentado também nas demais cidades pela presidente do Conselho, Lucélia Lecheta.

A prioridade do projeto são visitas a cursos universitários e a novos escritórios estabelecidos no Paraná. A intenção é esclarecer os profissionais a respeito de assuntos como ética profissional, educação continuada, atuação das entidades contábeis e o papel da fiscalização.

Lucélia apresenta Primeiros Passos em Rolândia.

Fiscalização eletrônica e informativo

Fiscalização Eletrônica – Três cidades da região metropolitana de Curitiba testam um projeto piloto de fiscalização eletrônica (fisc-e). Se os resultados forem satisfatórios, o fisc-e deverá alterar a forma de fiscalização atual, que passará a ser exclusivamente realizada via internet. Os fiscais só visitariam, neste caso, as empresas cuja documentação apresentasse pendências ou irregularidades.

Informativo da Fiscalização – Será enviado via e-mail, quinzenalmente, aos profissionais da contabilidade. O objetivo é esclarecer dúvidas recebidas pela divisão de Fiscalização. A primeira edição foi encaminhada dia 9, com o tema propaganda de serviços contábeis.