CRCPR inicia fiscalização em Foz do Iguaçu.

O vice-presidente da Câmara de Fiscalização, Antônio Augusto Godoi de Oliveira, e o gerente de fiscalização, Dirceu Zonatto, lançaram, dia 5 de maio, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (Acifi), a fiscalização do CRCPR no município. Os trabalhos vão até meados de junho.

Estavam presentes o delegado do CRCPR local, Antônio Derseu de Paula; o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Foz do Iguaçu e Região, Ney Patrício; o coordenador do curso de Ciências Contábeis da CESUFOZ, José Antônio Cescon; a presidente do Sescap-Foz, Leonor Venson; a conselheira do CRCPR, Elizângela Kuhn; além de autoridades municipais e contabilistas.

Dirceu Zonatto detalhou como a fiscalização é feita, ressaltando que todos os contabilistas são fiscalizados: ?os fiscais saem da delegacia do CRCPR com listagens de todos os escritórios e sociedades e relação das empresas fornecidas pelas secretarias da Fazenda e da Indústria e Comércio de Foz?, disse ele. As cerca de oito mil empresas locais cadastradas receberão a visita de um fiscal do CRCPR, que identificará o responsável técnico pela contabilidade e verificará se os serviços contábeis vêm sendo realizados de acordo com os Princípios Fundamentais da Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade, e ainda com as resoluções do Conselho Federal de Contabilidade.

Dirceu aproveitou ainda a ocasião para comentar sobre as vantagens que os contabilistas têm, desde março, para emitir pela internet a Declaração de Percepção de Rendimentos (Decore) e Declaração de Habilitação Profissional (DHP), explicando como proceder e esclarecendo que, para utilizar o sistema, o contabilista precisa primeiramente assinar um termo de responsabilidade.

Dirceu Zonatto fala como será a fiscalização

A partir da direita: Ney Patrício, Pedro Tenerello, Dirceu Zonatto, Antônio Derseu de Paula, Antônio Godoi de Oliveira, Amauri Nascimento, Leonor Venson, Elizângela Kuhn, Nita Busanello e José Antônio Cescon.