CRCPR inaugura revitalização da sede

Inaugurada em 2005, a sede do CRCPR, na Rua XV de Novembro nº 2.987, Alto da XV, com 4.480,93 m2, passou, ao longo de 2011, por ampla reforma de revitalização de ambientes, inaugurada dia 9 de dezembro. Entre as principais melhorias, destacam-se a instalação do Espaço Gilberto Nassif e do Museu da Contabilidade do Paraná.

Histórico

“Uma nova sede para o CRCPR surgiu de um sonho primeiro, não de um, mas de muitos e muitos que acompanhavam os passos da classe contábil paranaense e vislumbravam para ela um futuro sempre mais brilhante”, disse o então presidente do CRCPR Maurício Fernando Cunha Smijtink, na inauguração do prédio dia 15 de dezembro de 2005. Entre as autoridades presentes à solenidade estavam o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, José Martônio Alves Coelho, o prefeito de Curitiba Beto Richa, e líderes de entidades contábeis.

O ex-presidente Maurício Fernando Cunha Smijtink (esquerda) e o presidente Paulo Caetano na inauguração da revitalização da sede do CRCPR

Os primeiros passos para a construção foram dados em fevereiro de 1999, quando foi constituída a primeira comissão de conselheiros, a de licitação, para compra do terreno. O Conselho Federal de Contabilidade deu apoio financeiro ao projeto, por meio de empréstimos. E no dia 8 de dezembro daquele ano foi lançada a pedra fundamental. Presidia o CRCPR, no período, o contador Antônio Carlos Dóro.

Na gestão do presidente Nelson Zafra foi elaborado o projeto, assinado pelo arquiteto Milton Buabssi Filho, e, na seqüência, autorizada a preparação do terreno e o início da obra de engenharia. Concluído, o prédio soma 4.480,93 metros quadrados de área construída.

Descentralização

O CRCPR tem procurado descentralizar os serviços que presta à classe contábil, melhorando a estrutura também dos escritórios e delegacias nas principais cidades do estado e com serviços online, criando o CRCPR virtual. Os escritórios regionais do CRCPR ficam em Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava e Toledo. São próprios os prédios de Londrina (1.436,54 m2) e Cascavel (912,93 m2) e as salas em Maringá (153,72 m2 cada ). Foi encaminhada a construção do escritório de Paranavaí. As delegacias funcionam em 52 cidades abrangendo todos os municípios do estado.

Museu do Contabilista

No mesmo dia foi inaugurado o Museu do Contabilista, “espaço histórico-cultural que guarda a memória e homenageia a secular profissão contábil brasileira”, conforme placa na entrada.

“Visitar o museu equivalerá a uma aula”, disse o presidente do CRCPR Paulo Caetano, na ocasião, ressaltando que a intenção, a partir do ano que vem, é incentivar a visitação de estudantes de cursos de Ciências Contábeis. Além de equipamentos e objetos utilizados no passado, o espaço tem painéis com imagem do padroeiro dos contabilistas, o apóstolo São Mateus; Frei Luca Pacioli, o pai da contabilidade; João Lyra, patrono dos contabilistas brasileiros; símbolos da contabilidade e um breve histórico da contabilidade dos primeiros sinais nas civilizações antigas a seu desenvolvimento no Brasil.

O museu fica aberto à visitação no horário de expediente das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. No período próximo de 22 de dezembro a 2 de janeiro, no entanto, o Conselho estará em recesso.