CRCPR homenageia mulheres com mágica, risos e reflexões

As cerca de 80 mulheres que compareceram à palestra O Poder Transformador das Mulheres, que aconteceu na noite de quinta-feira (12), foram recebidas no auditório do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) com um agradável coquetel de boas vindas.

Promovida pelo CRCPR e pelo Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCont), com o apoio do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba (Sicontiba), da Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar) e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap-PR), a palestra de Indakéia Marisol Lima, consultora do Sebrae/PR e diretora da Coopernet Consultoria de Desenvolvimento de Talentos, divertiu, animou e comoveu as participantes, fazendo-as refletir sobre o seu papel no mundo atual e como elas podem desenvolver todo o seu potencial para conquistar cada vez mais os espaços que lhes são de direito na sociedade.

O evento teve inscrições sociais, ou seja, o “pagamento” foi realizado pelas participantes com a doação de fraldas geriátricas e tubos de creme hidratante, que serão entregues para instituições de caridade de Curitiba e região.

Em sua fala na abertura da palestra, o presidente do Sicontiba, Hugo Catossi, exaltou a importância das mulheres em sua vida e foi aplaudido ao quebrar o protocolo e convidar à frente da plateia sua esposa, Cristina Medeiros, e duas diretoras do sindicato, Janette Comitti e Simone Vanni, confidenciando: “A vida não é nada sem vocês, mulheres”.

Divanzir Chiminacio, presidente da Fecopar, falou sobre a ascensão feminina no mercado de trabalho, especialmente na Contabilidade. “Nos cursos superiores de Contabilidade, elas já ocupam mais da metade das vagas”, observou.
Lucélia Lecheta, presidente do CRCPR, afirmou que tem observado uma mobilização inédita nas comemorações do Dia Internacional da Mulher em meio à classe contábil. “Estive presente em comemorações em Londrina e Maringá e nossas conselheiras também têm representado o CRCPR em outras, realizadas em Umuarama, Ponta Grossa, União da Vitória, Cascavel e diversas outras localidades. Desde que estou no CRCPR, nunca

presenciei uma movimentação tão grande em torno do Dia Internacional da Mulher. Penso que isto tem a ver com a intensa divulgação que temos feito do X Encontro Nacional da Mulher Contabilista e com o empenho da Comissão da Mulher Contabilista do CRCPR na divulgação do evento”, disse. Finalizou com o convite para que as mulheres contabilistas participem do X Encontro Nacional, em Foz do Iguaçu, entre os dias 12 e 14 de agosto, fornecendo detalhes sobre a programação do evento, que contará com palestrantes de renome internacional.

Palestra

Em sua palestra, Indakéia ressaltou que é importante a mulher de hoje ter pessoas com quem possa contar em todos os segmentos da vida, como profissional, pessoal e amoroso. Disse que para administrar melhor seu tempo não basta a mulher pedir ajuda nas tarefas diárias, mas tem que delegar e aceitar que os outros fazem as coisas de um jeito diferente, nem melhor nem pior que elas próprias. Ensinou que as mulheres precisam se valorizar mais e cuidar de si próprias antes de saírem ajudando os outros e que conseguir ter um tempo para pensar em si é fundamental para conquistar sucesso. “Atitude é o que faz a diferença para você transformar a realidade”, afirmou.

A palestrante definiu ainda o mundo atual com a sigla VICA: “V” de volátil, “I” de instável, “C” de complexo e “A” de ambíguo. Disse que por conta disso tudo hoje as pessoas sofrem de inúmeros distúrbios comportamentais, como inquietação, esquecimento e insônia. E reclamou que muitas mulheres são reféns de seus corpos quando, na verdade, deveriam estar gastando energia em busca de uma beleza interior.

Estabeleceu também a diferença entre ser importante e ser útil: “o que é útil, a gente usa, mas esquece, deixa de lado quando perde a utilidade. Já o que é importante, nós conservamos mesmo quando deixa de ser útil”, disse, transferindo esse conceito para as relações pessoais e profissionais. “Se o seu chefe diz que precisa de uma planilha e você faz para ele, mas se você indica para ele como fazer ou quem pode ajudar, você deixa de ser útil e passa a ser importante, porque você se torna uma conexão”, exemplificou. “Aliás,” emendou, “conexão é a palavra do momento. Se até há algum tempo a palavra de ordem era gerenciamento do tempo, hoje o seu valor está na sua capacidade de se conectar a pessoas e promover a conexão entre elas”, completou.

Por fim, ela disse que ter atitude é fundamental para transformar a realidade, que sempre é possível tirar boas lições de momentos difíceis, e que sair da zona de conforto e ter foco nas atividades diárias são passos imprescindíveis para um caminho de vitórias e felicidade. “Não adianta estar no trabalho pensando em casa. Depois estar em casa pensando no trabalho.”