CRCPR fiscaliza na região de Londrina.

Desde o começo de agosto, uma equipe de fiscais do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) está trabalhando em Londrina e cidades da região metropolitana. Abrangendo 15 municípios e um universo de aproximadamente 3.600 profissionais e 550 escritórios de contabilidade (individuais e sociedades), a fiscalização vai até meados de novembro.

A ação alcança os contabilistas autônomos e que possuem empresa de contabilidade, órgãos públicos e entidades sem fins lucrativos. Os fiscais verificam se a contabilidade é realizada de acordo com as normas e princípios legais e ainda se os profissionais estão regularizados, se há inconsistências em seu cadastro.

Lembra o vice-presidente de Ética e Disciplina, Marcos Sebastião Rigoni de Mello, que o CRCPR fiscaliza primordialmente para valorizar a profissão, como também para proteger o usuário da contabilidade; em síntese, para oferecer à sociedade o máximo de qualidade e segurança nos serviços contábeis prestados.

O lançamento da fiscalização, em Londrina, ocorreu dia 28 de julho, na sede do Escritório Regional do CRCPR. Sobre os trabalhos, o presidente do Sescap-Londrina, Marcelo Odetto Esquiante, ressalta que ?a fiscalização do CRC não tem como proposta a penalização das empresas de contabilidade, muito ao contrário. As empresas que fazem um trabalho de qualidade só têm a ganhar com a fiscalização, pois é a garantia para seus clientes sobre sua correção, é um selo de qualidade. Temos que lembrar também que a contabilidade brasileira está se adequando às normas internacionais e ainda há algumas dúvidas sobre os procedimentos e os fiscais vão colaborar para sanar estas dúvidas?.

Esquiante tocou ainda em uma questão delicada, fiscalizada, que é o valor dos honorários: ?Hoje percebemos que alguns profissionais cobram de honorários um valor ínfimo que não condiz com o serviço prestado. E não há mágica. Temos que estar atentos pois uma contabilidade feita de forma equivocada pode prejudicar muito não só a empresa e seus proprietários, mas também os clientes e fornecedores e a própria economia?.

Vice-presidente de Ética e Disciplina, Marcos Sebastião Rigoni de Mello.