CRCPR firma parceria com Instituto RPC para fortalecer serviços e cidadania.

Em encontro, dia 28, pela manhã, no Hotel Bourbon, o Instituto RPC, que integra a Rede Paranaense de Comunicação e a Gazeta do Povo, apresentou o portal Serviços e Cidadania. O objetivo da plataforma é promover o voluntariado e a responsabilidade social por meio da articulação de parcerias com profissionais liberais, empresas e entidades de classe. ?[Essa é] uma proposta arrojada e inovadora, que apenas o Instituto RPC e a RPC não teriam fôlego para levar adiante. Por isso, desde o seu início, este foi um projeto pensado como uma grande rede social?, explica Mariano Lemanski, presidente do Instituto e vice-presidente da RPC.

Segundo o diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo, e o vice-presidente de Registro, João Gelásio Weber, que representaram o Conselho, o objetivo é criar uma rede de apoio às entidades sem fins lucrativos nas áreas de gestão e comunicação.

Serviços de Cidadania

Pela plataforma, as ONGs poderão solicitar apoio nas áreas de gestão (planejamento estratégico, apoio jurídico, apoio contábil-financeiro, gestão de pessoas, gestão de voluntários, elaboração de projetos e avaliação e monitoramento) e comunicação (planejamento de comunicação, criação de site institucional, campanha de divulgação, identidade visual e traduções). Esses serviços serão oferecidos de forma gratuita pelos parceiros voluntários.

O portal também vai oferecer espaço para divulgação do trabalho das ONGs, como os ?Classificados Sociais?, que vão reunir ofertas de permutas, solicitação de recursos materiais e financeiros e disponibilidade de itens para doação.
Cada ONG poderá fazer até duas solicitações por ano, sendo que o Instituto RPC ficará encarregado de identificar e indicar o prestador de serviços cadastrado, que fará o atendimento conforme a disponibilidade. ?Nossa tarefa é contribuir para a profissionalização da gestão e promover a sustentabilidade das organizações que promovem a defesa dos direitos, a valorização humana, a inclusão social e a cidadania?, ressalta a diretora executiva do Instituto RPC, Clarice López de Alda.

O trabalho dos parceiros, que assinam um termo de adesão com o IRPC, será identificar as demandas sociais, atuar em rede, sistematizar e divulgar suas ações. Ao participar da iniciativa, estarão contribuindo com o desenvolvimento do Paraná.

Instituições, entidades e empresas interessadas em firmar parceria com o Instituto RPC devem preencher um cadastro disponível na plataforma Serviços e Cidadania, disponível a partir da segunda quinzena de maio, no endereço www.rpc.com.br/instituto/servicos. Outras informações pelo telefone: (41) 3321-5083 ou pelo e-mail servicosecidadania@rpc.com.br

O diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo, e o vice-presidente de Registro, João Gelásio Weber, representaram o Conselho.