CRCPR faz palestra sobre desafios e oportunidades da profissão em Cascavel
Cerca de 500 alunos do curso de contabilidade da Univel participaram na noite do dia 10, no auditório da instituição, em Cascavel, de uma palestra com o tema "Desafios e Oportunidades da profissão contábil", ministrada pela vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná(CRCPR), Elizangela de Paula Kuhn.
De acordo com Elizangela, o mercado para os profissionais de contabilidade é muito maior que os desafios encontrados no setor. São várias áreas com demanda para atuação, como a de ensino, agronegócio, contabilidade eleitoral, entre outras. No entanto, ela ressalta, "o mercado só está pronto para quem está preparado".
Ela explicou ainda a importância dos treinamentos para os alunos se atualizarem, pois as reestruturações do setor são frequentes. "O mercado não é mais generalista, é um mercado especialista", disse. "Para o profissional que acompanhar essas mudanças e se especializar, em uma das áreas da contabilidade, não faltará mercado de trabalho. É muito difícil ver um contador formado desempregado. Isso é raríssimo, mas o setor quer gente com conhecimento. Então, se destaca quem estiver preparado", observou.
Jovane dos Santos Borges, delegado do CRCPR em Cascavel, Elizangela de Paula Kuhn, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR e Jader Alexandre Rocha, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Univel.
O coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Jader Alexandre Rocha, disse que o objetivo de fazer eventos nesta área é promover a integração do CRCPR, que é o órgão que controla a profissão, com os bancos escolares. "A preocupação com essa aproximação acontece, pois muitas empresas têm reclamado da qualidade dos profissionais que estão saindo das escolas para o mercado de trabalho. Então, o CRCPR está sempre preocupado com a questão do desenvolvimento profissional, com as exigências do mercado, e trazer o órgão para junto dos alunos, o que vai agrega muito conhecimento para eles", declarou.