CRCPR faz balanço do primeiro trimestre

O grupo de gestores do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná reuniu-se, no dia 8 de abril, para avaliar as ações da entidade ao longo do 1º trimestre de 2015 e o andamento das atividades em curso.

Os conselhos de contabilidade definem hoje suas estratégias de atuação com base em planejamento participativo desenhado pelo Conselheo Federal de Contabilidade. O planejamento estratégico do sistema CFC/CRCs foi validado em 2007, com metas a serem alcançadas até o ano de 2017. Desde então, todo o planejamento do sistema obedece a missão de promover o desenvolvimento da profissão contábil, primando pela ética e qualidade na prestação dos serviços, realizando o registro e a fiscalização de profissionais e organizações contábeis, atuando como fator de proteção da sociedade; e ainda à visão de ser referência nacional e internacional como órgão de profissão regulamentada, politicamente articulado e formador de opinião em questões socioeconômicas, tributárias, técnicas e organizacionais, consolidando a profissão contábil como fator de proteção da sociedade.

Todas as ações do CRCPR são estruturadas em programas, subprogramas e projetos/atividades inseridos em planos de trabalho.

Em linhas gerais, essa estruturação visa aumentar a eficiência na administração, ampliar a visibilidade dos resultados e benefícios gerados em prol da classe contábil, bem como elevar a transparência na aplicação dos recursos.

Para 2015, com base nessas regras, o CRCPR desenvolveu inúmeros projetos em atendimento aos objetivos de cinco pilares estratégicos: resultados institucionais, público-alvo, processos, pessoas e tecnologia, e recursos e logística. São programas relacionados basicamente ao registro profissional, à fiscalização, à educação continuada, entre as principais áreas da entidade.

O grupo que se reuniu foi liderado pelo diretor superintendente, Gerson Luiz Borges de Macedo e pelo diretor operacional, Pedro Hugo Catossi, e contou com a participação dos gerentes e coordenadores das áreas de Registro, Desenvolvimento Profissional, Contábil, RH, Jurídico, Fiscalização, Informática e Comunicação.

"Embora estejamos ainda nos primeiros meses do ano, o balanço das nossas atividades é bastante positivo, com vários eventos realizados e bem avaliados pelos participantes em todo o estado, razoável número de profissionais registrados, realização de um exame de suficiência, trabalhos de fiscalização lançados e em andamento em várias regiões do estado, e a programação de eventos importantes, como o II Fórum Paranaense de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e o 2º Fórum Paranaense do Terceiro Setor", disse Gerson.