Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Profissionais da contabilidade têm encontro marcado em Paranavaí, no dia 10 de junho, para um dia inteiro de conhecimento, troca de experiências e oportunidades de networking. O evento “CRCPR em Sua Região” acontece das 9h às 16h30, na Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP), com palestras sobre as últimas tendências e atualizações do mercado contábil. A participação é gratuita e as vagas são limitadas.

Para inscrever-se, clique aqui!

Os participantes poderão se familiarizar com a diretoria da autarquia, os conselheiros locais, os delegados representantes. O evento vale 6 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC). Estão confirmadas a presença do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Everson Breda Carlin, as palestras dos vice-presidentes de Administração e Finanças, Jefferson Paulo Martins, e de Desenvolvimento Profissional, Laudelino Jochem, e dos convidados Gabriela Comper e Juliano Lirani.

Acompanhe a seguir uma entrevista com o advogado Juliano Lirani, a respeito da palestra “Responsabilidade Cível, Tributária e Criminal do Contador”, que será apresentada no dia 10, em Paranavaí:  

Juliano Lirani

CRCPR Online: Considerando o conteúdo de sua palestra, poderia explicar resumidamente como práticas contratuais podem ajudar a classe contábil a se resguardar de processos cíveis? 

Juliano Lirani (JL): Em regra, os contadores utilizam modelos de contratos de prestação de serviço da internet, entretanto, estes modelos são padronizados e nem sempre se adequam para todo tipo de sociedade. Por isso, a fim de criar proteção jurídica contra possíveis ações cíveis de indenização, a revisão e ajudes nestes modelos por advogados é sempre bem-vinda. Sabemos que apenas a redação do contrato não é uma blindagem integral, mas um contrato mal redigido pode ser muito prejudicial. Além disso, é essencial cautela nas construções dos textos referentes aos serviços de escolhas de regimes tributários, que geralmente são problemáticos nesta área e resultam em ações judiciais de reparação de danos. 

CRCPR Online: Quais os principais motivos para o contador atentar-se às responsabilidades tributárias diante das mudanças trazidas pela Reforma Tributária? 

JL: A Reforma Tributária mantém as regras atuais e amplia a responsabilidade tributária solidária contra o contador e outros prestadores de serviço. Portanto, a partir da vigência da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) em 2027, será preciso tomar mais cuidado com a relação dos contadores com clientes que podem ter a intenção de sonegar. Nestes casos, a legislação autorizará o auditor fiscal a inserir o contador como solidário tributário, se, de alguma forma, ele possibilitar que um sonegador opere no mercado. É evidente que tal reforma ainda será muito discutida juridicamente, porém, de qualquer forma, fica a dica: afaste-se dos sonegadores! 



CRCPR Online: Quais são as suas expectativas quanto ao impacto do "CRCPR em sua região" na classe contábil local? 

JL: Acredito que o impacto será grande em Paranavaí, estes eventos são essenciais para dar sentido de pertencimento aos contadores do interior. O CRCPR precisa estar perto dos contadores e é sempre ótimo contar na região com a presença física de palestrantes para tratar de temas tão relevantes. 

Para inscrever-se, clique aqui!

Após Paranavaí, a próxima cidade a receber o Programa será Cornélio Procópio, no mês de julho. Em breve, mais informações!



Reprodução permitida desde que citada a fonte.