Na tarde da última segunda-feira (27), aconteceu, em formato virtual, a reunião mensal dos delegados representantes do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR). O encontro foi conduzido pelo presidente da entidade, Laudelino Jochem, e pelo vice-presidente de Desenvolvimento Regional, Nelinho Kukla. Contou também com a participação do vice-presidente de Registro, Claudemir Matiusso, do conselheiro integrante da Câmara de Desenvolvimento Regional, Danilo Alves Grani, do diretor superintendente, Gerson Borges de Macedo, e do gerente Operacional, Maurício Ostrowski Júnior.

O presidente Laudelino deu as boas-vindas aos participantes e iniciou os trabalhos comentando sobre o sucesso do lançamento do Programa CRCPR em Sua Região no litoral do Paraná, ocorrido em Paranaguá no dia 14 de junho.

"Tivemos uma excelente receptividade por parte dos profissionais e das lideranças locais e pudemos falar sobre os inúmeros projetos que estamos realizando nas áreas de fiscalização e educação continuada", disse, passando a seguir a palavra o vice-presidente de Desenvolvimento Regional, Nelinho Kukla.

Nelinho explicou que a intenção é levar o programa a todas as regiões do estado, para que os profissionais da contabilidade conheçam melhor o papel do conselho, diferenciando-o dos sindicatos e associações, e os serviços que a entidade oferece.

“Já estamos com a agenda fechada até março, disse o vice-presidente, lembrando que "a união de todas as entidades é essencial para que o nosso projeto cresça”.

O presidente Laudelino também falou sobre as inovações na área de fiscalização, ressaltando que o uso de robôs para o cruzamento de dados de diversos órgãos já possibilitou a identificação e regularização da situação de mais de mil empresas com atividades contábeis que estavam atuando sem o devido registro, levando o CRCPR a se tornar o terceiro do país em número de organizações contábeis, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.

Outro assunto de destaque foi o lançamento do Fiscal Digital CRCPR, novo perfil da entidade nas redes sociais, que permitirá fazer uma varredura nas diversas plataformas, verificando irregularidades como pessoas que se identificam como contadores mas não possuem registro, vagas de emprego para atividades privativas do contador que não exigem registro dos candidatos, além de ser também um canal de denúncias.

"Quem identificar qualquer irregularidade ou atividade suspeita nas redes sociais, é só marcar o @fiscal_digital_crcpr, que nossa equipe de fiscalização já providencia as devidas verificações", disse Jochem.

Encerrando a reunião, o presidente incentivou os delegados a divulgarem em suas regiões o Programa Contador do Amanhã, que consiste na realização de palestras em faculdades sobre o CRCPR, o mercado de trabalho e o futuro da profissão contábil.

A próxima reunião acontece no dia 1º de agosto.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.