CRCPR elege a sua primeira presidente em 66 anos

Criado em 1946 e tendo tido até o ano passado um total de 23 presidentes, todos do sexo masculino, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná terá a sua primeira presidente: a contadora Lucélia Lecheta foi escolhida por seus pares, em reunião plenária, nessa sexta-feira, 6. Na ocasião, foi eleito também o novo Conselho Diretor, que já assume a direção da entidade; a posse festiva, no entanto, será no mês de março.

Lucélia Lecheta é natural de Mandirituba, região Metropolitana de Curitiba, onde é diretora do escritório Lecheta Contabilidade SS Ltda. Exerce a contabilidade desde 1986 quando se formou técnica em contabilidade; graduou-se em Ciências Contábeis pela FAE em 1990, fazendo mais tarde pós-graduação em Planejamento Tributário. Iniciou a sua participação em entidades contábeis em 2004 como conselheira suplente do CRCPR. Foi vogal representante da classe contábil na Junta Comercial do Paraná de 2007 a 2010. É membro da Comissão Estadual da Mulher Contabilista e membro fundadora do IPMCONT – Instituto Paranaense da Mulher Contabilista. No CRCPR, nos últimos anos, ocupou as funções de conselheira efetiva, vice-presidente da Câmara de Desenvolvimento Regional e vice-presidente de Administração.

Lucélia e a nova diretoria assumem a gestão 2012-2013 do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná. São 54 conselheiros - 27 efetivos e 27 suplentes, representando todas as regiões do estado. Como determina a legislação, um terço dos conselheiros foi escolhido pela classe contábil, em eleição realizada no período de 10 a 19 de novembro de 2011.

Nesse processo, foram preenchidas seis vagas de contadores efetivos, seis de contadores suplentes, três de técnicos em contabilidade efetivos e três de suplentes, com mandato de quatro anos, contando de 1º/01/2012 a 31/12/2015, mais uma vaga tanto para contador efetivo e suplente, como para técnico em contabilidade efetivo e suplente, com mandato complementar para o período de 1º/01/2012 a 31/12/2013.

Foram eleitos: Alberto Barbosa, Elizângela de Paula Kuhn, Lucélia Lecheta, Marcos Sebastião Rigoni de Mello, Narciso Doro Junior, Sergio Roberto Bebber, Carlos Thadeu Fedalto, Gilmar Silvio Bachi, Sandro di Carlo Teixeira, Carlos Alfredo Muller, Hylcineia Deisy da Silva Liboni, Jean Corradini, Márcio José Assumpção, Nilva Amália Pasetto, Paulino José de Oliveira, Eliane Terezinha da Luz, Jessica Harumi Dallagrana de Oliveira, Valmir Luckmann, Everaldo Bonsenhor, Lauro Antunes de Oliveira, Valdir Cipriano de Oliveira, Casemiro Pasa.

A intenção dos novos dirigentes é dar continuidade aos projetos voltados ao crescimento e valorização dos contabilistas, em gestão compartilhada com as entidades da classe e demais parceiros.

O CRCPR entra no ano de 2012 com mais de 34 mil profissionais com registro ativo e o objetivo maior de conferir se esses agentes da contabilidade executam os serviços de acordo com as normas e princípios contábeis, verificando as Demonstrações Contábeis, as Declarações de Rendimentos, os Contratos de Prestação de Serviços, o cumprimento de obrigações fiscais e legais; realização de dois exames de suficiência e programas de educação continuada, com destaque para a educação à distância.