CRCPR e Tribunal de Contas farão nova rodada de cursos de contabilidade pública

Acompanhado do coordenador da Comissão de Contabilidade Pública do CRCPR, Túlio Francisco Andrade Hoffmann e do diretor superintendente Gerson Borges de Macedo, o presidente do CRCPR, Paulo Caetano, participou de reunião, dia 6 de abril, às 15h, com o presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Fernando Guimarães, e o assessor do TCE Mário Ceccato.

A partir da esquerda: Coordenador da Comissão de Contabilidade Pública do CRCPR, Túlio Francisco Andrade Hoffmann; presidente do CRCPR, Paulo Caetano; presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Fernando Guimarães; diretor superintendente do CRCPR Gerson Borges de Macedo; assessor da presidência do TCE Mário Ceccato.

Na pauta, o fortalecimento da parceria do tribunal com o CRCPR na organização de programas de atualização de profissionais da contabilidade que trabalham na área pública no estado. É mútuo o interesse das duas entidades. Avaliou o presidente do TCE que esses cursos trazem excelentes resultados, reduzindo erros nos documentos que chegam ao tribunal provenientes de órgãos públicos. ?É uma forma de fiscalização indireta?, na opinião do presidente do CRCPR. É esse inclusive o conceito do programa de educação continuada promovido pelo Conselho. A parceria entre o TCE e o CRCPR com essa finalidade tem sido produtiva, beneficiando principalmente os profissionais que atuam em prefeituras. Ficou acertado que o TCE e o CRCPR vão realizar este semestre uma nova bateria de cursos para esse público. A programação está sendo montada.

Comissão

O CRCPR tanto se esforça para que a contabilidade pública passe pelo mesmo processo de mudanças que vem ocorrendo com a contabilidade das empresas que criou uma Comissão do Contador Público e também o Portal da Contabilidade Pública em seu site. É nele onde os contadores da área encontram informações sobre cursos e palestras. Já a Comissão de Contabilidade Pública do CRCPR tem o compromisso de fomentar ações para desenvolver e valorizar essa área; divulga as leis, normas e procedimentos vigentes no setor, com ênfase na orientação à realização do Plano Plurianual pelos municípios e nas prestações de contas; promove fóruns e incentiva as universidades a incluir a contabilidade pública em seus currículos.

Honorários contábeis

Outra questão tratada na reunião foi o problema que os contabilistas do estado enfrentam para receber honorários de serviços prestados a entidades filantrópicas que recebem recursos oficiais. O TCE tem bloqueado esses pagamentos geralmente por causa da forma como as organizações elaboram o seu plano de trabalho, registrando apenas as suas atividades, sem especificar as despesas. Tal não aconteceria - disse o presidente do TCE, Fernando Guimarães - se nos planos de trabalho das entidades constasse a previsão de gastos administrativos. Os serviços contábeis podem se enquadrar aí.