Na esteira do sucesso da Escola Técnica CRCPR, que semanalmente apresenta palestras gratuitas para a atualização do profissional da contabilidade na TV CRCPR, na última sexta-feira (24), o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) e o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TEC-PR) lançaram oficialmente o novo programa da Escola Técnica CRCPR, voltado especificamente à temática da Contabilidade Pública. A primeira aula será transmitida no dia 16 de março, às 9h, abordando o tema "Obrigatoriedade de Retenção dos Tributos".  O lançamento solene ocorreu durante a Reunião Plenária do CRCPR de fevereiro, que contou com a participação virtual do vice-presidente do TCE-PR, Ivens Zschoerper Linhares, representando o presidente da corte Fernando Augusto Mello Guimarães.

"Percebemos cada vez mais, principalmente com nossas atuações no interior do estado, o quanto esta nova iniciativa irá beneficiar e trazer um resultado impactante para profissionais de todo o Paraná, já que há uma carência de capacitações na área. A Comissão do Contador Público do CRCPR está trabalhando na produção e curadoria do conteúdo e gravações, em conjunto com a vice-presidência de Desenvolvimento Profissional, assegurando a adequação e tempestividade dos temas a serem apresentados. Além disso, estamos muito felizes com a parceria junto ao TCE-PR e orgulhosos deste projeto, que se inicia já no dia 17 de março ", ressaltou o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem
"A Escola Técnica Contabilidade Pública vem preencher uma lacuna no sentido de promover a capacitação dos profissionais nessa área", disse Linhares, ao saudar o presidente Laudelino pela iniciativa do CRCPR. "A contabilidade pública vem assumindo um protagonismo dentro das relações institucionais. Todas as instituições públicas são controladas, analisadas e têm suas atividades fiscalizadas a partir da contabilidade e são os dados corretamente lançados que permitem, não só ao Tribunal de Contas, mas à sociedade, fazer esse controle e fiscalização. E outro aspecto muito em voga são as noções de governança, necessidades de controle e atitude proativas que evitam problemas. Neste cenário, a contabilidade não é apenas uma ferramenta, mas a premissa de que todas estas ações poderão surtir efeito. Então, não há momento melhor para o CRCPR empreender estas atividades de capacitação na área pública. Externo o amplo e irrestrito apoio do TCE-PR a esta iniciativa, colocando o conhecimento de nossos técnicos do à disposição da escola", acrescentou.
"Esta nova iniciativa irá beneficiar e trazer um resultado impactante para profissionais de todo o Paraná", ressalta o presidente Laudelino Jochem

"Externo o amplo e irrestrito apoio do TCE-PR a esta iniciativa", falou o vice-presidente do TCE-PR, conselheiro Ivens Zschoerper Linhares

"A Escola Técnica CRCPR Contabilidade Pública se soma às outras três Escolas Técnicas já consolidadas e vai seguir a linha de conteúdo gravado e editado, para que possamos oferecer uma experiência com qualidade cada vez melhor aos nossos usuários. Além disto, esta é uma oportunidade para contribuir para que esses profissionais do Estado do Paraná estejam cada vez mais preparados", afirmou o VP de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Michel Melhem.
"O TCE-PR, assim como o CRCPR, tem a atribuição primordial de fiscalizar. O primeiro, a aplicação dos recursos públicos, e o segundo, o correto exercício da profissão. No entanto, ainda bem que temos à frente desses órgãos pessoas além do seu tempo, que entendem que treinar é a melhor forma de fiscalizar, porque uma pessoa treinada comete menos erros", ponderou o coordenador da Comissão do Contador Público, Márcio Assumpção, que está à frente do projeto. "Quero agradecer a iniciativa do CRCPR em atender o clamor da classe contábil, criando a Escola Técnica Contabilidade Pública, e agradecer o apoio do TCE-PR. O primeiro episódio já foi gravado e é um assunto que impacta diretamente a vida dos municípios", complementou.
O VP de Desenvolvimento Profissional, Michel Melhem, explicou a logística do projeto que se soma às outras Escolas Técnicas do CRCPR

"Treinar é a melhor forma de fiscalizar", explicou o coordenador da Comissão do Contador Público, Márcio Assumpção

As palestras desse projeto serão mensais, gratuitas e transmitidas pela TV CRCPR. O primeiro evento, cuja participação valerá um ponto no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC), abordará a Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, com amparo no Capítulo II, do Título VI, da Constituição. O conteúdo aborda a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social, dívidas consolidadas e mobiliárias, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar.

Escola Técnica CRCPR - Contabilidade Pública

1º Episódio "Obrigatoriedade de Retenção dos Tributos"

Data: 16 de março

Transmissão online pela TV CRCPR

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.