Na esteira do sucesso da Escola Técnica CRCPR, que semanalmente apresenta palestras gratuitas para a atualização do profissional da contabilidade na TV CRCPR, na última sexta-feira (24), o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) e o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TEC-PR) lançaram oficialmente o novo programa da Escola Técnica CRCPR, voltado especificamente à temática da Contabilidade Pública. A primeira aula será transmitida no dia 16 de março, às 9h, abordando o tema "Obrigatoriedade de Retenção dos Tributos". O lançamento solene ocorreu durante a Reunião Plenária do CRCPR de fevereiro, que contou com a participação virtual do vice-presidente do TCE-PR, Ivens Zschoerper Linhares, representando o presidente da corte Fernando Augusto Mello Guimarães.
"Percebemos cada vez mais, principalmente com nossas atuações no interior do estado, o quanto esta nova iniciativa irá beneficiar e trazer um resultado impactante para profissionais de todo o Paraná, já que há uma carência de capacitações na área. A Comissão do Contador Público do CRCPR está trabalhando na produção e curadoria do conteúdo e gravações, em conjunto com a vice-presidência de Desenvolvimento Profissional, assegurando a adequação e tempestividade dos temas a serem apresentados. Além disso, estamos muito felizes com a parceria junto ao TCE-PR e orgulhosos deste projeto, que se inicia já no dia 17 de março ", ressaltou o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem.
"A Escola Técnica Contabilidade Pública vem preencher uma lacuna no sentido de promover a capacitação dos profissionais nessa área", disse Linhares, ao saudar o presidente Laudelino pela iniciativa do CRCPR. "A contabilidade pública vem assumindo um protagonismo dentro das relações institucionais. Todas as instituições públicas são controladas, analisadas e têm suas atividades fiscalizadas a partir da contabilidade e são os dados corretamente lançados que permitem, não só ao Tribunal de Contas, mas à sociedade, fazer esse controle e fiscalização. E outro aspecto muito em voga são as noções de governança, necessidades de controle e atitude proativas que evitam problemas. Neste cenário, a contabilidade não é apenas uma ferramenta, mas a premissa de que todas estas ações poderão surtir efeito. Então, não há momento melhor para o CRCPR empreender estas atividades de capacitação na área pública. Externo o amplo e irrestrito apoio do TCE-PR a esta iniciativa, colocando o conhecimento de nossos técnicos do à disposição da escola", acrescentou.