CRCPR e TCE se unem para promover a contabilidade pública.

Reforçar a parceria entre o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE) e o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) com o fim de promover a evolução da contabilidade pública, no estado, foi a pauta da reunião, realizada na manhã desta quarta-feira (18), na sala do presidente do TCE, Hermas Brandão, com a participação do diretor do TCE Mário Antônio Cecato, e do presidente do CRCPR Paulo Caetano, acompanhado do diretor superintendente Gerson Luiz Borges de Macedo.

Paulo Caetano informou o novo presidente do TCE, Hermas Brandão, que uma parceria vinha sendo desenvolvida com a direção anterior e enfatizou o desejo de reforçar os laços e unir as forças. O CRCPR tem grande interesse de que a contabilidade pública sofra o mesmo processo de mudanças que vem ocorrendo com a contabilidade das empresas, disse ele. Por conta própria, o Conselho instituiu uma Comissão do Contador Público, encarregada de projetos e ações, e criou em seu site o Portal da Contabilidade Pública. ?É importante, nessas iniciativas, que o Tribunal esteja junto ao Conselho, já que ele conhece bem as dificuldades do contador público?. Caetano sublinhou a importância de se investir em cursos para a área. ?O treinamento é o caminho?, frisou. Pelo menos dez eventos, voltados ao contador público, estão programados para este ano.

Comissão e portal

Coordenada pelo conselheiro do CRCPR Maurício Gilberto Cândido, a Comissão de Contabilidade Pública do CRCPR tem como meta o compromisso de fomentar ações para desenvolver e valorizar essa área que não tem recebido a mesma atenção da contabilidade desenvolvida nas empresas.

Integram a comissão os seguintes profissionais da contabilidade:

Acir Jose Honório Bueno ? Curitiba / PR
Antônio de Oliveira - Curitiba / PR
Claudinei Pereira da Silva - Lobato / PR
Décio Vicente Galdino Cardin - Maringá / PR
Edemilson José Pego - Curitiba / PR
Edílson Soares Rodrigues ? Curitiba / PR
Edson Delavia de Araújo ? Curitiba / PR
Gilvane de Almeida Braga - Janiópolis / PR
Gumercindo Andrade de Souza ? Curitiba / PR
Hélio Pereira dos Santos - Paranavaí / PR
Helio Yudi Fugou ? Curitiba / PR
Luciane Maria Gonçalves Franco - Curitiba / PR
Márcio José Assumpção - Curitiba / PR
Marcos Antunes Pereira ? Curitiba / PR
Marcos Antônio Rocco - Mandaguari / PR
Maria Aparecida da Silva Cambiriba - São João do Caiuá / PR
Mauro Munhoz - Curitiba / PR
Roberto Warzinczak ? Mandirituba / PR
Sérgio de Jesus Vieira - Curitiba / PR
Sergio Maurício de Lima ? Curitiba / PR

?Essa comissão irá estreitar o relacionamento dos contabilistas com os entes públicos?, esclarece Maurício Cândido. Ela vai trabalhar na divulgação das leis, normas e procedimentos vigentes no setor, com ênfase na orientação à realização do Plano Plurianual pelos municípios e nas prestações de contas; vai promover fóruns e incentivar as universidades a incluir o tema em suas programações de semanas acadêmicas; e, por fim, contribuir para que o contador público seja mais valorizado, estudando, por exemplo, formas de destacar o profissional cujas contas são aprovadas no Tribunal de Contas.

O Portal do Contador Público, no site do CRCPR - www.crcpr.org.br - é um espaço criado para servir de canal para a troca de informações e divulgação da programação de eventos. É nele onde os contadores públicos do estado irão encontrar informações sobre cursos e palestras, podendo avaliar a oportunidade de participação.