Nesta quinta-feira, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) e o SESCAP-PR* realizaram o I Encontro do Empresário Contábil do Paraná, valendo 3 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC/CFC). Com o apoio do SESCAP Campos Gerais, SESCAP Londrina e Fenacon**, o objetivo é apresentar aos empresários da contabilidade os principais cenários da profissão e do mercado.

1o encontro empresario contabil 2.JPG

A abertura do evento aconteceu às 13h30, conduzida por Laudelino Jochem, vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR e coordenador da Comissão do Empresário Contábil Paranaense; o diretor operacional do CRCPR, Hugo Catossi; e o presidente do SESCAP-PR, Alceu Dal Bosco. Laudelino deu boas-vindas aos presentes e relembrou os objetivos da Comissão do Empresário Contábil CRCPR, dentre os quais está a realização de eventos relacionados ao tema. Também estiveram presentes os demais integrantes da Comissão do Empresário Contábil Mauro Cesar Kalinke (SESCAP- PR), Rita de Cássia Dias Gomes (SESCAP- CamposGerais) e Jaime Junior Silva Cardoso (SESCAP- Londrina).

Laudelino Jochem, vice-presidente do CRCPR realiza abertura ao lado de Hugo Catossi, diretor operacional do CRCPR; Alceu Dal Bosco, presidente do SESCAP-PR; e de integrantes da Comissão do Empresário Contábil do CRCPR, Mauro Kalinke, Rita Gomes e Jaime Cardoso.

A primeira palestra "Desafios e oportunidades do empresário contábil na atualidade", teve Laudelino Jochem, vice-presidente do CRCPR, como mediador, e Michel Melhem, integrante da Comissão do Empresário Contábil, como debatedor. O palestrante foi o contador José Vanildo Veras, empreendedor e consultor especializado em cultura de resultados e diretor de Inteligência Fiscal da Datanil Consultoria Contábil. “É essencial entender qual a percepção de valor do seu cliente diante do serviço entregue e o que pode ser feito para agregar valor”, comentou Vanildo que, de modo interativo, explicou sobre atitudes e metodologias para atingir resultados.

1a palestra Empresario Contabil 1.JPG

1a palestra Empresario Contabil 3.JPG

Em seguida, a palestra "Paradigmas contemporâneos que impactam carreiras e negócios", contou com integrantes da Comissão do Empresário Contábil como mediador, Jaime Cardoso, e como debatedor, Mauro Kalinke. A palestrante foi Ana Tércia, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), membro da Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul e professora da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE). “O profissional da contabilidade é um profissional que já tem o hábito de adaptar-se constantemente, seja pelas mudanças da legislação ou pelo avanço da tecnologia, por exemplo. E esta adaptação é muito positiva do ponto de vista dos negócios”, ressaltou Ana. A palestrante falou sobre diversos paradigmas e comentou sobre a importância da sucessão para empreendedores da área contábil.

DSC_0035.JPG

Ana Tercia 15.JPG

Também estiveram no evento o vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Narciso Doro Junior; o ex-presidente do CRCPR, Nelson Zafra; as conselheiras do CRCPR Denise Maria de Oliveira, Elizete de Carvalho Bazos e Juliana Bertol Guedes; a presidente do Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCONT), Marcia Cristina de Almeida; a presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), Nilva Amália Pasetto; e o presidente do SESCAP – Londrina, Marcelo Odetto Esquiante.

Comissão do Empresário Contábil Paranaense CRCPR

O evento foi organizado pela Comissão do Empresário Contábil Paranaense do CRCPR, criada em janeiro de 2018.  A Comissão tem como objetivo principal a interação e a busca pelo aprimoramento da atuação empresária do profissional contábil, bem como, a realização de estudos, eventos, acompanhamentos e divulgações acerca das novidades advindas desse segmento.

Aquecendo os motores para o evento que aconteceu na parte da tarde, a Comissão reuniu-se na manhã de quinta-feira, dia 30. Além dos últimos preparativos para o período da tarde, discutiu aspectos relacionados a próximos eventos. Estiveram presentes o coordenador da Comissão, Laudelino Jochem, e os integrantes Michel Melhem, empresário contábil, Mauro Cesar Kalinke, SESCAP-PR, Rita de Cássia Dias Gomes, SESCAP- Campos Gerais, e Jaime Junior Silva Cardoso,SESCAP- Londrina.

Reunião Comissão Empresário Contábil 30-8 Instagram (2).jpg

*SESCAP-PR: Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná.

**Fenacon: Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.