CRCPR e Receita Federal deverão promover novas teleconferências

O presidente do CRCPR, Paulo Caetano, acompanhado da vice-presidente Lucélia Lecheta, vice-presidente de Registro João Gelásio Weber e dos diretores Gerson Borges de Macedo e Hugo Catossi, esteve nessa tarde de 2 de junho firmando parceria com o delegado da Receita Federal em Curitiba, Arthur Cezar Rocha Casella, para a organização de novas teleconferências sobre questões tributárias importantes para as empresas e para os profissionais da contabilidade.

Lembrou Paulo Caetano, na ocasião, que o Conselho e a Receita mantêm uma parceria bastante produtiva tanto na organização de eventos de educação continuada como na busca de soluções para simplificar e agilizar serviços. Várias teleconferências foram realizados em anos anteriores alcançando milhares de pessoas em todo o estado, envolvendo também a Federação das Indústrias ?Fiep ? que cedeu seu auditório em Curitiba. ?O treinamento dos contabilistas é considerado fiscalização indireta para o CRCPR?, disse Paulo Caetano. Reconhecendo a relevância da parceria, sublinhou o delegado que são os contabilistas que fazem as coisas funcionar nas empresas.

Temas, programação e datas das teleconferências serão divulgados pelos canais de comunicação do Conselho. Entre os temas sugeridos a Escrituração Fiscal Digital. A propósito, as empresas ganharam um novo prazo para entregar os arquivos da EFD ?PIS/PASEP e COFINS. A Receita acaba de divulgar a Instrução Normativa nº 1.161/11, informando o novo prazo - 07/02/2012 - para empresas sujeitas a acompanhamento econômico-tributário diferenciado, nos termos da Portaria RFB nº 2.923/09, e à tributação do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) com base no lucro real, em relação aos fatos geradores ocorridos no período de abril a dezembro de 2011; e das empresas sujeitas à tributação pelo IRPJ com base no lucro real, em relação aos fatos geradores ocorridos no período de julho a dezembro de 2011.