CRCPR e Receita Federal buscam soluções para problemas que afetam os contabilistas.

O presidente do CRCPR, Paulo Caetano, acompanhado do diretor superintendente Gerson Luiz Borges de Macedo, visitou nesta quinta-feira, 29, o superintendente regional da Receita Federal, em Curitiba, Luís Bernardi, e o chefe da Divisão de Integração com o Cidadão, Francisco Horst, para estudar soluções para questões que envolvem a classe contábil e o fisco federal.

Em clima de fortalecimento de parceria, a diretoria do CRCPR e a Superintendência Regional da Receita Federal, retomaram a idéia de instalar no CRCPR uma sala onde os contabilistas possam encaminhar serviços da Receita Federal do Brasil. O espaço físico, que já existe no CRCPR, vai desafogar o atendimento da Receita em Curitiba e proporcionar economia de recursos e tempo aos contabilistas, eliminando filas e demoras. Sobre o projeto, ?equipes técnicas das duas entidades já começaram a trabalhar e em breve teremos excelentes novidades para o contabilista de Curitiba e região?, informa o presidente do CRCPR.

Prorrogação do prazo de adesão ao Simples: notícia em primeira mão

Em primeira mão, o superintendente da Receita Federal, Luís Bernardi, transmitiu à direção do CRCPR a notícia de que o Comitê Gestor do Simples Nacional acabara de prorrogar vários prazos relacionados ao Simples Nacional: a adesão ao sistema, bem como o parcelamento especial e pagamento da primeira parcela e ainda a regularização das pendências apontadas quando do pedido da opção podem ser feitos junto à Receita Federal até o dia 20 de fevereiro próximo. Já a divulgação do resultado dos pedidos de adesão que apresentaram pendências no momento da solicitação e o vencimento da competência 01/2009 tiveram a data prorrogada para 13 de março, de acordo com a Resolução nº 54 do Comitê que será publicada no Diário Oficial da União amanhã, 30.

A mudança de prazos ocorreu após a entrega de ofício, ontem, 28, pela Fenacon, ao Secretário Executivo do Comitê Gestor do Simples Nacional, Silas Santiago, solicitando as prorrogações. De acordo com a Fenacon, a prorrogação permitirá que um número maior de empresas optem pelo Simples Nacional, sistema de tributação das micro e pequenas empresas instituído pela Lei Complementar 123, também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Quase 350 mil empresas já aderiram ao Simples este ano. Porém, em algumas cidades, os empresários estão enfrentando dificuldades para aderir, em função da exigência de equacionar débitos previdenciários (de junho a dezembro de 2008), de forma presencial, nos postos da Receita Federal do Brasil. Além disso, as consultas na Receita estão sendo agendadas para o mês de fevereiro.