CRCPR e Ministério Público podem firmar parceria

Representantes do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) conversaram com o procurador-geral de justiça do Estado, Gilberto Giacoia, sobre a possibilidade de o CRCPR e o Ministério Público Estadual (MPPR) firmarem uma parceria com foco no treinamento de profissionais da contabilidade atuantes em entidades como fundações, organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIPs) e organizações não governamentais (ONGs), dentre outras. O encontro ocorreu nesta quarta, 6, na sede do MPPR, em Curitiba.

A proposta, explica Lucélia Lecheta, presidente do CRCPR, visa orientar os contabilistas dessas entidades quanto à correta prestação de contas e, assim, evitar possíveis equívocos cometidos por falta de conhecimento. A iniciativa, comenta a presidente, integra as linhas de ação do PVCC, o Programa do Voluntariado da Classe Contábil.

Alfredo Baki, Gilberto Giacoia, Lucélia Lecheta, Gerson Macedo e Hugo Catossi, no MPPR.

Giacoia solicitou à Lucélia o encaminhamento ao MPPR de uma minuta descritiva do escopo do convênio. Dentre outros tópicos, o documento deve prever meios que permitam ao CRCPR saber quais entidades apresentam problemas contábeis e, nesses casos, apurar se a responsabilidade pelas falhas pode - ou não - ser atribuída ao contabilista da instituição.

Giacoia e Lucélia conversam sobre parceria entre CRCPR e MPPR.

A procuradora Terezinha Signorini dialoga com Lucélia sobre as possibilidades da parceria.

O objetivo principal não é punir o contabilista (a menos que isso se faça necessário), “mas auxiliá-lo a corrigir os erros identificados e orientá-lo de maneira que não reincida nas falhas”, esclarece Lucélia. Ela lembra que, embora não seja atribuição do CRCPR fiscalizar essas entidades, a fiscalização dos profissionais da contabilidade em todo o Estado é atividade-fim do conselho, legitimada por lei federal.

A reunião contou com a participação dos diretores do CRCPR, Gerson Borges de Macedo (superintendente) e Hugo Catossi (operacional); Bruno Galatti, subprocurador-geral de justiça para assuntos de planejamento institucional do MPPR; Alfredo Nelson da Silva Baki, procurador de justiça, coordenador do Núcleo de Pesquisas e Informações do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro; e Terezinha de Jesus Souza Signorini, procuradora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Cíveis, Falimentares, de Liquidações Extrajudiciais, das Fundações e do Terceiro Setor.