Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

CRCPR e governo estadual retomarão palestras sobre orçamento familiar







imagem
"Parceria tem por objetivo proporcional educação financeira as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social", diz a secretária em exercício da Família e Desenvolvimento Social, Letícia Raymundo






O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) e a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social (SEDS), assinaram nesta terça-feira (17), no Palácio das Araucárias, em Curitiba, a renovação do termo de cooperação técnica para a promoção de palestras sobre controle do orçamento familiar, no âmbito do programa Família Paranaense, que atende atualmente 150 municípios. O documento foi assinado pela secretária em exercício da Família e Desenvolvimento Social, Letícia Raymundo, e pelo presidente do CRCPR, Marcos Rigoni.






imagem

“Elas [as famílias participantes] precisam aprendam a controlar a sua vida financeira, identificar suas prioridades, fazer o seu dinheiro render mais. Assim, conseguem melhorar de vida”, afirma Letícia.


Segundo Letícia, a parceria tem por objetivo proporcional educação financeira às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, ensinando-as a planejar as despesas, evitar o endividamento e obter uma condição de vida mais digna, administrando melhor o dinheiro. “O Programa Família Paranaense visa resgatar a autonomia das famílias. Aprender a cuidar do dinheiro é essencial para que isso aconteça. Atualmente pagamos um complemento ao Bolsa Família a mais de 100 mil famílias, com o objetivo de trazê-las a um patamar acima da linha de pobreza extrema. Mas elas necessitam aprender a traçar objetivos e poupar para conseguir realizá-los. Por exemplo, entendendo o que são os juros, que não basta a prestação da geladeira caber no orçamento, pois o parcelamento faz com que o mesmo bem custe até três vezes mais e que economizando e comprando à vista, em vez de gastar com coisas como crédito para o celular, o bem adquirido sai bem mais barato”, explica. “Elas precisam aprendam a controlar a sua vida financeira, identificar suas prioridades, fazer o seu dinheiro render mais. Assim, conseguem melhorar de vida”, prossegue.







imagem

“Falta no Brasil uma cultura de poupança, de planejamento financeiro. Muita gente vive endividada por que não tem conhecimento", afirma Rigoni.


Para o CRCPR, a renovação do convênio está alinhada a uma das principais vertentes do Programa de Voluntariado da Classe Contábil – PVCC, que busca orientar a sociedade para questões relacionadas ao controle, planejamento e organização das finanças pessoais, a fim de sensibilizá-la quanto aos riscos do endividamento pessoal e familiar, consumo consciente e uso do cartão de crédito. “Várias palestras foram ministradas, nos dois últimos anos, em diferentes localidades do Paraná, por profissionais contábeis voluntários, mesmo antes da parceria com a SEDS, ressalta o vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Narciso Doro Junior, que, juntamente com o diretor superintendente da autarquia, Gerson Borges de Macedo, acompanhou Rigoni durante a cerimônia. Para o presidente, a educação financeira da população é muito precária. “Falta no Brasil uma cultura de poupança, de planejamento financeiro. Muita gente vive endividada porque não tem conhecimento. Não entendem a questão dos juros e não têm consciência de que, mesmo com pouco dinheiro, é possível ter uma vida digna se souberem se organizar, priorizar, poupar e gastar com inteligência”, diz. “Esta parceria é muito importante para ampliar o número de famílias beneficiadas, pois nós profissionais contábeis, temos o conhecimento e governo estadual sabe estão onde essas famílias e dispõe da estrutura necessária para alcançá-las”.







imagem

Letícia Reis, coordenadora do Família Paranaense, espera que a participação nas palestras contribua, inclusive, para a redução da inadimplência entre as pessoas que têm acesso a microcrédito, em projetos de geração de renda.


“Esperamos que a participação nas palestras contribua, inclusive, para a redução da inadimplência entre as pessoas que têm acesso a microcrédito, em projetos de geração de renda, pois identificamos que muitas vezes o empreendedor não tem sucesso porque não consegue organizar sua vida financeira, acaba deixando de pagar as parcelas do empréstimo, a dívida cresce com os juros e ele acaba ficando com sem crédito na praça”, conta Letícia Reis, coordenadora do Família Paranaense, que também participou da cerimônia.

NÚMEROS

A parceria entre o CRCPR e o governo do estado teve início em 2014. Profissionais contábeis voluntários já realizaram palestras em 21 cidades, no âmbito do projeto, acumulando 1.162 participantes, que durante os encontros aprendem a planejar e controlar o orçamento e são orientados sobre o que fazer quando se tem dívidas em atraso. Eles também recebem a cartilha "Orçamento familiar: finanças organizadas, sonhos realizados", que traz dicas práticas de economia doméstica. Também aprendem a anotar suas receitas e despesas em uma planilha bem simplificada, que ajuda a ter uma visão geral da situação financeira da família ao longo do mês. O material foi elaborado em uma linguagem simples, objetiva e atraente, para tornar o assunto mais leve e interessante para qualquer tipo de público, mas principalmente para as famílias mais carentes.











imagem






Além dos participantes do Família Paranaense, também podem participar das palestras quem é atendido pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) nos municípios que integram o programa.

FAMILIA PARANAENSE

Criado pelo governo do Paraná em 2012, o Família Paranaense é o principal programa para a redução da pobreza no Estado. Até dezembro de 2016, o programa atendeu 260 mil famílias, 36 mil delas com acompanhamento personalizado. As ações incluem atendimento integrado nas áreas de saúde, educação, habitação, trabalho e segurança alimentar, além da transferência de renda direta.