CRCPR e entidades contábeis pressionam Receita por liberação do programa da DIRF e adiamento do prazo de entrega

Preocupadas com a demora na disponibilização do programa da Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte - DIRF 2017 no site da Receita Federal do Brasil (RFB) e com a redução do prazo para a apresentação da obrigação acessória, promovida pela Instrução Normativa 1671, de 22 de novembro de 2016, que antecipou a entrega da DIRF ano-calendário 2016 para 15 de fevereiro, representantes do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Sescap-PR), do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba (Sicontiba) e da Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar) reuniram-se na manhã de hoje (sexta-feira, 20) com o delegado titular e o delegado substituto da Receita Federal do Brasil (RFB) em Curitiba - 9ª R.F., Arthur Cezar Rocha Cazella e Edair Ribeiro da Silva e com o assistente técnico e supervisor do programa do imposto de renda da Delegacia da Receita Federal de Curitiba, Luiz Omar Setúbal Gabardo.

O presidente do Sescap-PR, Mauro Kalinke, alertou para o fato de que a redução do prazo, em si, já é motivo de grandes transtornos para as empresas contábeis. "Além do grande volume de trabalho em função do encerramento dos serviços relacionados à contabilidade das empresas, temos ainda que administrar as tarefas relacionadas à entrega da RAIS.

Além disso, após a disponibilização do programa no site da Receita, as empresas fornecedoras de softwares contábeis necessitam de um tempo para adaptá-los e disponibilizar as ferramentas de exportação de relatórios para o programa da DIRF", explicou. Segundo o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCPR, João Gelásio Weber, "o problema é agravado pela demora das instituições financeiras e administradoras de cartões de crédito em fornecer os comprovantes de rendimentos. Em outros anos, a Receita disponibilizou o programa para a DIRF com 60 dias de antecedência ao prazo de vencimento da obrigação. Agora, além de reduzir o prazo para a apresentação do documento, ainda demora para liberar o programa, o que praticamente inviabiliza o nosso trabalho", externou.

Para o presidente do Sicontiba, Hugo Catossi, "o ideal é que a Receita altere o prazo para 60 dias após a liberação do programa, ou pelo menos até o último dia útil de fevereiro, pois em geral, na primeira quinzena as empresas contábeis têm uma concentração enorme de trabalho com os lançamentos necessários às obrigações mensais principais e acessórias em âmbito federal, estadual e municipal, tais como GFIP, CAGED, EFD, DESTDA, GIA ICMS, ECD ICMS/IPI, DCTF, ECD-Contribuições, entre outras".

O delegado Arthur Cazella lembrou que esta decisão se dá no âmbito da RFB em

Brasilia, mas mostrou-se solidário ao pleito dos profissionais contábeis. "Vocês são nossos maiores parceiros e temos todo o interesse em atendê-los da melhor maneira possível. Nossa sugestão é que vocês conversem também com o superintendente da RFB 9ªRF, Luiz Bernardi".

"Se a intenção da Receita ao antecipara o prazo é antecipar também o recolhimento dos tributos, essa medida pode ter, na verdade, um efeito contrário. Muitos profissionais contábeis vão acabar entregando a DIRF incompleta para não perder o

prazo e farão a retificação depois, para não incorrerem em multas. Dessa forma, o recolhimento acabará acontecendo até mais tarde do que se tivermos o prazo de 60 dias [após a liberação do programa] ou até o último dia [útil] de fevereiro", completou Weber. O vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Narciso Doro Junior, também manifestou sua preocupação quanto ao Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). "Sem o programa da DIRF, as empresas não têm como emitir os informes de rendimentos dos empregados. Haverá também uma pressão para que a Receita altere o prazo de entrega da declaração das pessoas físicas. Ou ainda, acabará havendo um aumento no número de declarações retificadoras", disse.

Ao final da reunião, os representantes das entidades entregaram ao delegado um ofício formalizando e justificando o pleito de alteração do prazo de entrega da DIRF.

PARTICIPANTES - RFB 9ª R.F.: Arthur Cezar Rocha Cazella, delegado titular, Edair Ribeiro da Silva, delegado substituto, assistente técnico e supervisor do programa do imposto de renda, Luiz Omar Setúbal Gabardo, e o assistente técnico Angelo José de Medeiros Baptista; CRCPR: João Gelásio Weber, vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, e Narciso Doro Junior, vice-presidente de Relações Sociais; SESCAP-PR: Mauro Kalinke, presidente, e Erinéia Araújo, gerente-geral; Sicontiba: Hugo Catossi, presidente; e Fecopar: Luiz Ronaldo Amorim, diretor administrativo.

Leia também: Atraso em liberação de programa da Dirf pode comprometer a declaração de imposto de renda