CRCPR divulga relatório de gestão.

Na reunião plenária do último dia 15, o presidente do CRCPR, Paulo Caetano, fez um balanço de seus dois anos de gestão. ?Tenho a sensação do dever cumprido?, frisou. A filosofia da gestão foi marcada pela abertura, a participação, busca do consenso, parcerias, fortalecimento da classe contábil pela união, disse, na ocasião, o presidente do CRCPR.

No plano das contas, a preocupação com o equilíbrio, o cumprimento das obrigações e a transparência. Os balanços e balancetes do CRCPR são publicados no site no Portal da Transparência. ?Pudemos honrar com tranquilidade todos os nossos compromissos, fazer alguns investimentos, como a renovação da frota de veículos da Fiscalização e de equipamentos de informática, e fechar o ano com o caixa em perfeitas condições de arcar com as responsabilidades e projetos de 2010?, confirma o vice-presidente de Controle Interno, Túlio Francisco Andrade Hoffmann. ?Houve um grande esforço de descentralização e integração?, afirma a vice-presidente de Desenvolvimento Regional, Lucélia Lecheta, destacando a aprovação de um novo estatuto atualizando a regulamentação das delegacias e macrodelegacias. As novas regras entram em vigor em janeiro de 2010, acolhendo, entre os principais objetivos, valorizar a função dos representantes do Conselho no interior e melhorar o atendimento aos contabilistas.
Além dos conselheiros, estavam presentes na reunião os delegados do CRCPR em Cianorte, Koiti Shinohara; em Londrina, Moinzés Aparecido Alves Ribeiro; em União da Vitória, José Pedro Walck; o presidente da Federação dos Contabilistas do Paraná, Divanzir Chiminacio; o conselheiro do CFC, Nelson Zafra, entre outros convidados.

Alguns dados do relatório

Entre registros novos e alterações, o setor de Registro teve movimentação de 5.539 processos em 2008 e 4.615 até o mês de novembro de 2009. Em 2008, as alterações somaram 113, 1.343 novos profissionais, 384 novas organizações contábeis e 251 reativações. Em 2009 foram 1.343 registros de profissionais, 549 de organizações contábeis, 283 restabelecimentos (registros baixados que foram reativados) e 79 alterações (técnicos que ascenderam à categoria de contadores). Um avanço significativo para o setor foi a informatização de serviços essenciais, como a emissão de alvará de organizações contábeis, a solicitação de carteira profissional pela internet e a obtenção de certificados de regularidade e de registro secundário. Para 2010 está prevista a digitalização de mais de 900 mil documentos, permitindo que mesmo as informações de registros antigos fiquem disponíveis no sistema.

Pelo segundo ano, a Câmara de Fiscalização cumpriu bem antes as metas programadas. Em 2009, somam cerca de 50 mil diligências fiscalizatórias com contabilistas, empresas e entidades diversas. Ainda que não o objetivo principal do Conselho, síntese da fiscalização é o registro de 1.480 fatos apontados por autos de infração sobre irregularidades como não manter a escrituração contábil regular, fornecer Decore inidônea, inexistência de registro profissional ou cadastral, não averbar alteração contratual, manter funcionário inabilitado, não fazer as demonstrações contábeis de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, entre outras. Os conselheiros relataram 444 processos no ano.

O Programa de Educação Continuada=Fiscalização Preventiva promoveu, em 2009, um total de 104 cursos, em parceria com os sindicatos e associações de contabilistas do estado, atingindo 4.445 participantes. Nesses dois últimos anos, o CRCPR destinou mais de R$ 120 mil, sob a forma de subsídios, a eventos de educação organizados por instituições de ensino e entidades para estudantes e profissionais. Foram 64 eventos, alcançando 20.634 pessoas.

Apesar da gripe A, que provocou o cancelamento de algumas programações, como a Convenção Estadual dos Contabilistas, foram realizados eventos de destaque como a Teleconferência ? Receita Fácil ? Evite Filas, com participação de cerca de 500 pessoas, o seminário sobre o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), com 900 participantes, o 9º CECOC ? Ciclo de Estudos Contábeis de Curitiba, com 800 participantes, entre outros.

Cientes do papel decisivo dos contabilistas para aumentar a canalização de recursos a programas de assistência a crianças e adolescentes, inúmeras iniciativas levaram apoio aos Fundos Estadual e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente. Este ano a campanha do FIA foi divulgada por meio de um CD, impresso e peças para inserção em mídia televisiva e rádio por intermédio de todos os delegados CRCPR. No último dia 4 de novembro de 2009, foi assinado um convênio que prevê incremento de medidas e ações de apoio aos Fundos. Foi assinado entre o CRCPR, o Ministério Público do Estado do Paraná, a Secretaria de Estado da Criança e Juventude e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Outra frente importante é o Programa Voluntariado da Classe Contábil, apresentado em janeiro de 2009, divulgado em diversas cidades: já tem 50 contabilistas inscritos no Paraná e 700 no país.

No mais, foram realizadas as campanhas Natal Solidário - arrecadação de alimentos, matérias de higiene e limpeza, brinquedos e roupas para doação a entidades assistenciais -, Criança Feliz - arrecadação de brinquedos e doces para distribuição a crianças carentes por ocasião do mês da criança, e participamos nas iniciativas de orientação às população no preenchimento do IRPF e Declaração de Isento
?Os contabilistas e a sociedade podem ficar tranqüilos quanto ao cumprimento das regras de responsabilidade, ética e transparência. Estamos evoluindo na apresentação de respostas para o avanço da profissão contábil com atuação firme nas áreas essenciais. O CRCPR está cumprindo a sua missão mais elevada de trabalhar pela valorização do profissional e da contabilidade?, conclui o vice-presidente Administrativo, Mauro Luís Moreschi.

Nelson Zafra

Divanzir Chiminacio