Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Na última semana, Fortaleza (CE) foi palco do III Encontro das Comissões de Diversidade e Inclusão dos Conselhos Regionais de Contabilidade do Brasil (ECODIC). Considerado o maior da área de diversidade e inclusão na contabilidade realizado no Brasil, o evento reúne especialistas e profissionais da contabilidade de todo o país e tem como foco principal o debate sobre diversidade, equidade e inclusão no setor contábil. O coordenador da Comissão CRCPR Diversidade e Inclusão, Iago França Lopes, participou do evento como painelista do tema "Diversidade, Inclusão e a estratégia ESG nas empresas", que contou também com Eve Pimentel Martins e Maria Gorete Schevchenca.


"O Encontro das Comissões tem se consolidado como o maior evento de diversidade e inclusão na contabilidade no Brasil. Além disso, é um marco significativo, por representar um espaço de diálogo, aprendizado e troca de experiências entre profissionais da contabilidade e demais interessados em promover um ambiente mais inclusivo e diverso na profissão. Neste encontro, temos a oportunidade de aprofundar as discussões sobre as diversas possibilidades de atuação das comissões de diversidade; e abordamos estratégias eficazes para promover a inclusão e a valorização da diversidade nos escritórios de contabilidade e em outras esferas profissionais. Nosso objetivo é construir um ambiente de trabalho acolhedor e seguro, no qual todos os indivíduos, independentemente de sua orientação sexual, identidade de gênero, raça, etnia ou outras características, possam se sentir respeitados e valorizados. Focamos especialmente na construção de um espaço de permanência para os corpos queer, garantindo que essas pessoas tenham não apenas acesso, mas também condições favoráveis para permanecer e prosperar na profissão contábil. Acreditamos que a diversidade é uma força motriz para a inovação e a melhoria contínua, e estamos comprometidos em criar um setor contábil onde todas as vozes sejam ouvidas e respeitadas", explicou o coordenador da Comissão CRCPR Diversidade e Inclusão, Iago França Lopes.
O coordenador da Comissão CRCPR Diversidade e Inclusão, Iago França Lopes, foi painelista do tema "Diversidade, Inclusão e a estratégia ESG nas empresas".

A programação do encontro é diversificada, incluindo painéis, rodas de conversa, palestras e visitas técnicas. Os temas abordados vão desde a contabilidade tributária e fiscal até o setor público, societário, controladoria e governança. Todas as discussões estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em especial os ODS 5 (Igualdade de Gênero), 10 (Redução das Desigualdades) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).

O Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE), por meio da sua Comissão de Diversidade e Inclusão, foi o anfitrião do evento, em parceria com a Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Diversidade na Docência será tema de live no dia 19 de julho


No dia 19 de julho, às 10h30, a Comissão CRCPR Diversidade e Inclusão transmitirá live na TV CRCPR sobre "Vivências de Diversidade na Docência Contábil: Desafios e Oportunidades na Pluralidade dos Professores". 

A apresentação visa promover a reflexão sobre a diversidade na docência contábil, encorajar novos professores e cultivar um ambiente de respeito e inclusão na formação de profissionais contábeis. Serão abordados a importância da diversidade na educação contábil, experiências e desafios enfrentados por professores diversos, impacto da diversidade na formação de futuros profissionais contábeis, estratégias para promover um ambiente inclusivo em sala de aula, contratação e desenvolvimento de docentes. Oportunidade promoverá ainda discussão de casos e práticas bem-sucedidas.

Mediada pelo coordenador da Comissão, Iago França Lopes, a live contará com os palestrantes Alessandra F. Bichof (currículo), João Victor Lucas (currículo), Vagner Alves Arantes (currículo) e Ynis Cristine Lino Ferreira (currículo). 

Para inscrever-se, clique aqui!


Reprodução permitida desde que citada a fonte.