CRCPR discute responsabilidade do contador com a Receita Estadual
Representando o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), o presidente Marcos Rigoni se reuniu, no dia 21 de dezembro, com dirigentes da Coordenação da Receita Estadual (CRE) e líderes de demais entidades contábeis para falar sobre a responsabilidade solidária do contador nas ações e, principalmente, nos atos ilícitos praticados pelas empresas. O encontro aconteceu na sede da Inspetoria Geral de Fiscalização (IGF) da CRE, em Curitiba.
Amparados pelo artigo 54 da Lei Estadual nº 11.580/1996 e pelo artigo 137 do Código Tributário Nacional, os representantes da Receita demonstraram que o Estado agora tem mais facilidade para fiscalizar as empresas e amparo legal para atribuir a responsabilidade aos profissionais que assinam a contabilidade das empresas.
Os técnicos do Estado também explicaram aos participantes da reunião o alcance e controle da fiscalização e arrecadação por meio da tecnologia da informação com suas plataformas online, que são utilizadas em campo pelos auditores fiscais. Na oportunidade, o coordenador do Comitê Executivo do Conselho Gestor de Soluções Analíticas da CRE, Glauco Oscar Ferraro Pires, expôs brevemente sobre a "Análise de Informações na Receita Estadual", detalhando as formas pelas quais o Estado acessa os dados dos contribuintes pessoas físicas e jurídicas.
Para o presidente do CRCPR, o encontro foi bastante frutífero. “É importante manter a classe contábil alinhada com todos os segmentos que afetam as suas atividades. Dessa forma, é possível desenvolver a nossa profissão de modo correto, em conformidade com dispositivos legais e pautada nos preceitos éticos que norteiam a atividade contábil”, concluiu Rigoni.
Compareceram à reunião representantes do SESCAP-PR, Fecopar, Sicontiba e IPMCONT.