CRCPR descentraliza reuniões: a de julho foi em Toledo

Com o objetivo de descentralizar e aproximar a entidade dos profissionais de outras regiões, a diretoria do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná decidiu realizar suas reuniões, que são sempre mensais, oportunamente, noutras cidades do estado e não apenas em Curitiba, a sede. Serão fora da capital também as reuniões de setembro e de outubro. A primeira coincidirá com o V Encontro Paranaense da Mulher Contabilista, dias 20 e 21, em Caiobá, e a segunda será em Francisco Beltrão, dias 18 e 19. As restantes, todas na capital, estão assim programadas: agosto, dias 23 e 24; novembro, 22 e 23; dezembro, 13 e 14.

A reunião plenária, dia 20, foi na Associação Comercial e Industrial de Toledo

Reunião plenária

Primeira contemplada

A primeira cidade contemplada foi Toledo, onde aconteceram, dias 19 e 20 de julho, as reuniões setoriais de câmaras, a plenária, a intersindical, de coordenadores de cursos, e, aproveitando a presença das lideranças da classe, a Federação dos Contabilistas do Paraná também cumpriu a sua agenda. “Bem gostaríamos de promover nossa reunião sempre em cidades diferentes, interagindo com mais comunidades de profissionais, mas na prática isso é difícil pelo número de pessoas mobilizadas, estrutura, logística... Mas sempre que possível vamos descentralizar”, afirma a presidente do CRC, Lucélia Lecheta.

Na pauta, em Toledo, além do julgamento de processos, os conselheiros discutiram várias questões envolvendo os projetos e as atividades do Conselho.

Lucélia apresentou a ideia de implantar a TV CRCPR, mídia já utilizada com sucesso pelos CRCs de Santa Catarina e Rio de Janeiro. O canal pode ajudar a divulgar as ações do CRCPR, reforçando as outras mídias, e principalmente levando os programas de educação continuada a todas as regiões do estado. “O projeto pode ser viabilizado sem custo, por meio de parcerias e patrocínios”, argumentou a presidente.

Reunião plenária

O delegado do CRCPR Antônio Caibas da Silva foi homenageado pelo CRCPR pelos 31 anos de dedicação à função em Assis Chateaubriand e região.

Bastante discutido também foi o Projeto de Lei que tramita no Congresso dispensando empresas optantes do Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional) da obrigação de seguir um sistema de contabilidade e de levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.

Durante a reunião plenária, a presidente do CRCPR Lucélia Lecheta homenageou o delegado do CRCPR em Assis Chateaubriand, Antônio Caibas da Silva, pelos 31 anos de dedicação à função de delegado na região.

No dia 19, ocorreu reunião dos Coordenadores de Curso de Ciências Contábeis da região com participação de professores de Toledo, Umuarama, Cascavel, Foz do Iguaçu e Marechal Cândido Rondon. A presidente Lucélia apresentou aos coordenadores o projeto Primeiros Passos com o CRCPR, voltado aos estudantes; falou sobre os subsídios oferecidos pelo CRCPR a eventos de educação e destacou o trabalho das IES do Paraná que obtiveram nota máxima em contabilidade no Exame do Enade.

Reunião dos coordenadores de cursos de Ciências Contábeis da região

Reunião da Câmara de Ética e Disciplina

Debatendo avanços para harmonia da classe contábil, a reunião da Comissão de Integração Sindical do CRCPR foi presidida pelo vice-presidente administrativo do Conselho, Marcos Rigoni de Mello. O presidente da Fecopar, Divanzir Chiminacio, por sua vez, se reuniu com os presidentes dos sindicatos.